"A história de Almeirim prolonga-se nos tempos, com figuras e factos de importância que lhe deram um perfil de vila paceira e cortesã, de orgulhosos pergaminhos que fizeram dela um lugar apetecido."
(Dr. António Cláudio, in "Conhecer Almeirim")
A história de Almeirim começa sempre com a citação de que foi fundada por D. João I em 1411.
Foi com efeito este rei, percursor da dinastia de Avis que, sentindo-se atraído pela paisagem que se alongava por campos e arvoredos, mandou edificar o Paço Real, núcleo da futura vila onde se iriam traçar alguns dos planos importantes da governação.
Mas a história do seu território começa muito antes, testemunhada por achados de diversas estações arqueológicas que, ao longo do rio, marcam a presença de outros povos. A história de Almeirim é rica em episódios que nem sempre podem ser confirmados por monumentos ou outros vestígios, em virtude do desinteresse ou do desleixo dos homens.
Existem achados arqueológicos em Almeirim que testemunham a presença humana a partir do Paleolítico superior. As épocas do Bronze e do Ferro revelam a presença de populações que desenvolveram a agricultura e a criação de gado.
Os Romanos que chegaram no Séc. I a. c., ocuparam esta zona, demarcando terras e criando «Villae» agrícolas, destacando-se a cultura do trigo, da oliveira e a criação de gado. As Legiões Romanas do décimo Junius Brutus acamparam perto de Santarém deixando marcas importantes.
Existem notícias de que já no tempo dos mouros, havia no local uma povoação com o nome que hoje tem: Al-Meirim, que poderá ser nome de homem ou (segundo o Dr. Jorge Custódio) Meirim pode ter o significado de paul, em árabe. De facto os pauis caracterizavam os solos desta região.
In: www.febomoniz.pt Menu “Agrupamento” - “Meio Envolvente” - História PDF
O local que vos vamos agora divulgar, passa despercebido a muitas pessoas, que diariamente, caminham literalmente por cima dele.
Falamos de umas escavações que pensamos estarem relacionadas com a descrição acima feita. Pensamos, porque depois de as termos descoberto, tentámos fazer uma pesquisa sobre do que se tratava, mas não conseguimos encontrar mais informação do que esta descrição.
A nosso ver faltava no local uma placa a informar, do que se tratam as escavações e que histórias elas encerram. O que é certo é que nos deixam um espaço para podermos fantasiar e imaginar as histórias que estão mesmo debaixo de nós.
Agora toca a espreitar as escavações e tentar descobrir mais algum artefacto nas redondezas…
Estão num local que já tem uns milhares de anos pelo que a cache foi colocada de maneira a que não seja necessário estragar o património ali existente. A cache não se encontra nas pedras da calçada por isso não as arranquem.
Aquando da busca, aconselhamos a terem cuidado com os muggles no café que existe ali perto e passa despercebido.
A cache tem apenas o logbook, pelo que deve levar material de escrita.