Skip to content

Pavilhão A.D.S. Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
A cache by H3M Message this owner
Hidden : 05/09/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Pavilhão da Associação Desportiva Sanjoanense




Em 1960, concretizou-se uma das mais emblemáticas obras de S. João da Madeira, pelo enorme simbolismo que tem na afirmação do concelho enquanto terra de gente de grande dinamismo. Fruto da determinação e do bairrismo da população local, foi inaugurado nesse ano o Pavilhão dos Desportos, que passou a ser a "casa" do maior clube do município: a Associação Desportiva Sanjoanense.

Sidónio Pardal foi o presidente da Comissão Administrativa e grande impulsionador do projecto, juntamente com o seu vice-presidente, Eduardo Duarte. Mas a obra só se tornou possível graças à participação generalizada dos sanjoanenses, não só através de donativos em dinheiro, mas também em material e até em trabalho. Uma união de esforços que permitiu fazer da Sanjoanense um dos primeiros clubes nacionais a ter pavilhão próprio.

A inauguração do Pavilhão dos Desportos - a 13 de Fevereiro de 1960 - é um dos momentos mais marcantes da história desportiva do concelho de S. João da Madeira, tendo atraído uma enorme multidão, que teve a oportunidade de assistir a jogos de hóquei em patins envolvendo o F.C.Porto, Benfica, C.F. Arrahona (Espanha) e a equipa da casa.

Desde então, o recinto foi palco para empolgantes partidas, não só de hóquei em patins, mas de várias outras modalidades, com destaque para o basquetebol e o andebol. Mas o grande momento terá sido mesmo no hóquei patinado com a conquista da Taça das Taças da modalidade.


Fonte: Câmara Municipal de S. João da Madeira




Associação Desportiva Sanjoanense



Fundada em 1924, a Associação Desportiva Sanjoanense é anterior à própria emancipação concelhia de S. João da Madeira, que aconteceu em 1926. Nos primeiros anos de vida, a ADS era essencialmente um clube de futebol.

Na década de 30 do século passado, começou a diversificar as suas actividades com a abertura da secção do atletismo e a aposta forte no basquetebol. Os atletas da modalidade já treinavam há alguns anos mas em finais dos anos 30 preparavam-se para entrar no Campeonato de Aveiro.

Outro desporto marcou a década e pôs o nome de Ângelo Bastos para sempre na história da ADS. O motociclista venceu, em 1934, os Circuitos da Boavista e de Aveiro.

Na década seguinte, o clube despertou para o hóquei em patins e cresceu, de uma forma geral, no panorama desportivo nacional. Em 1948, inaugurava-se o rinque de patinagem no recinto da ADS e, dois anos depois, a equipa de corridas em patins sagrava-se campeã regional do norte. Com o novo equipamento, o basquetebol ganhava novo fôlego e um campo próprio. As novas modalidades começavam a prender a atenção dos mais jovens.

Em 1952, estava pronto o novo rinque de patinagem, parte do Pavilhão de Desportos, que só estaria concluído em 1960.

Nos anos seguintes, o clube tentou afirmar outras modalidades. Se a angariação de fundos para a secção de ginástica correu como o desejado, já o voleibol teve dificuldade em afirmar-se por falta de incentivo.

Em 1962, ressurge a secção de andebol, depois de 10 anos de interregno. Um ano depois, o basquetebol ganha uma secção feminina. O relvado do Conde Dias Garcia é inaugurado em 1964 e a pista de atletismo em 1967.

Em 1971 a secção de hóquei em patins foi suspensa para reabrir logo no ano seguinte. Em 1973, o hóquei passa a ter uma escola de formação. No mesmo ano, reabre o atletismo.

Em 1977, o ciclismo passa a fazer parte do leque de modalidades da Sanjoanense. As equipas de seniores e de veteranos começam por participar em provas regionais e nacionais. Em 1978, a equipa feminina de atletismo da ADS conquistou o título de campeã nacional e a formação masculina o de campeões regionais de corta-mato.

A criação de comissões administrativas independentes, em 1980, veio dar maior autonomia às secções amadoras. A nova década ficou marcada ainda pela abertura da secção da natação e pelo triunfo europeu da equipa sénior de hóquei em patins. A formação conquistou a Taça das Taças da modalidade, em 1986.

No entanto, o ano seguinte trouxe momentos amargos à ADS. O futebol sénior teve uma época má, o basquetebol e o andebol desceram dos escalões máximos.

O apoio da claque da Sanjoanense, Juve Negra, que se oficializou em 1987 e foi particularmente activa no final da década de 80, foi preponderante na recuperação e nos êxitos do clube. O futebol começou de novo a dar cartas e as outras modalidades estavam bem de saúde.

Em 1989, a ADS regressou aos "nacionais" e em 1990 o futebol e o basquetebol subiram de divisão. Após 10 anos de inactividade, a secção de natação arrancou com 20 atletas.

O ano de 1993 trouxe vários troféus à secção de atletismo, conquistados pelos atletas mais jovens. A primeira equipa feminina de hóquei em patins surge em 1997.

Nos últimos anos, a ADS foi, por mais que uma ocasião, distinguida pelos poderes central e local. Em 1991, pelo 67º aniversário do clube, o ministro da Educação, Roberto Carneiro, atribui-lhe a Medalha de Bons Serviços Desportivos e a autarquia, a Medalha de Mérito Municipal. Em 1999, quando a ADS apagou 75 velas, o secretário de Estado, João Carlos Silva, natural da terra, atribuiu ao clube a Medalha de Mérito Desportivo.


Fonte: Associação Desportiva Sanjoanense


Cache:

Esta cache é de fácil localização, a única dificuldade é a sua exposição em virtude do local ser visível de varias janelas e na envolvente haver alguma movimentação de mugglers do pavilhão.

Face a isto, pede-se que tenham bastante cuidado na procura.

A Cache é de tamanho nano e não tem material de escrita.



free counters

Additional Hints (Decrypt)

Inzbf snmre b cvab? Onfgn qrfraebfpne.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)