Nossa Senhora das Brótas
Quem vem de Azeitão para Palmela á entrada da localidade de Cabanas encontra a esquerda a ermida de São Gonçalo, daqui é também o ponto de partida para a cache.
Frente a esta ermida em direcção a serra existe um estradão pavimentado por entre sobreiros que vos leva até ao inicio do trilho que dá acesso a cache, mas antes não deixem de visitar o que resta de uma antiga capela, a de “Nossa Senhora das Brótas” .
No ano de 1755 com o grande terramoto que abalou Lisboa a capela também sofreu alguns danos, no entanto continuaram a utiliza-la até que por volta de 1928 por já se encontrar em ruínas deixa de ser usada ficando ao abandono, como relata "Pereira de Sousa".
Mesmo assim vale sempre a pena uma visita apesar de estar em ruínas, nela ainda podemos ver parte da cúpula e alguns vestígios de tinta na abóbada.
De uma das janelas podemos ainda observar uma vasta área para norte até onde os nossos olhos alcançam, enquanto que o mato vai tomando conta de todo o espaço a sua volta.
Na base do monte virado para a serra ergue-se a “Quinta da Torre”, uma antiga quinta actualmente abandonada a qual pertenceu aos marqueses de Minas cujas terras faziam limites com Azeitão, dizem os mais idosos ter sido uma grande quinta e com muita abundância.
Aqui também eram produzidos os tão afamados queijos da região de Azeitão, alem de outros produtos muito apreciados pela população local.
Acesso mais fácil.
A Cache:
A cache é um contentor de dois litros, por favor deixe-o bem fechado quando o esconder novamente. Por motivos óbvios a cache esta afastada cerca de cinquenta metros das ruínas. Ao visitar a capela aconselha-se a ter algum cuidado, em especial com as crianças devido ao estado em que se encontra esta antiga capela.
Conteúdo inicial fixo:
Livro de visitas
Stashnote
Lapis
Afia
Boas cachadas.