Skip to Content

<

Mina do Azeche

A cache by Grup_Pataias Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/25/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O nome desta pequena localidade deriva da existência de uma mina designada Mina do Azeche que laborou no local até finais do séx XIX. A localidade surge na continuidade da praia das paredes até á praia de Vale Furado (cerca de 2km).

Um dos primeiros Locais em Portugal a extrair Hidrocarbonetos!


Geologia:

Da Mina do Azeiche até Vale Furado, numa extensão de 2 km, são visíveis afloramentos do Cretácio Inferior e Superior (65 a 145 milhões de anos) e do Terciário. Integram arenitos fluviais, calcários e conglomerados, tendo sido encontrados alguns fósseis de répteis e mamíferos nos arenitos. Ainda nestas arribas é possível identificar diversas anomalias geológicas petrográficas e químicas que podem indiciar o impacto de um meteorito (a 300 km para Oeste, em pleno oceano).


A Mina:

Desde há muito que se conhecem indícios superficiais importantes que demonstram que houve geração de petróleo na bacia Lusitânica.

A pesquisa de hidrocarbonetos em Portugal remonta a 1844 com a descoberta da mina de asfalto. Para além da pavimentação de estradas, o asfalto retirado dessa mina terá sido usado para pavimentar todas as estações de caminho de ferro de Lisboa até Elvas e do Entroncamento até ao Porto, construídas no final do século XIX e início do século XX.

O período da primeira concessão iniciou-se em 1844 e laborou irregularmente até 1848 e que a breve trecho provou não ser rentável.

O período da Segunda concessão iniciou-se em 1856 e laborou até 1861. A Partir desta data apenas o asfalto é extraído ocasionalmente para diversas obras (muitas delas públicas, como é o caso da penitenciaria de Lisboa), até 1931 altura que é vendida a uma companhia de Exploração Inglesa.

Actualmente a mina desabou e o local encontra-se bastante abandonado.

Até á poucos anos (antes da mina desabar), era possível entrar-se lá dentro, após se entrar seguia-se um caminho que levava até um “Poço”, o acesso ao fundo do poço era feito por uma escada em caracol. A Tentativa de Junta de freguesia de Pataias para selar a entrada da mina foi sempre em vão, visto que as sucessivas portas de metal entre outros eram sempre vandalizados.


Acesso:

Devido ao declive, ao crescimento da vegetação e um acesso não definido, implicam muita cautela no acesso á mina e ao próprio areal.
Não existem, portanto, acessos definidos para o areal nem tão pouco vigilância. Aliás, o único acesso seguro para o areal pertence exactamente a um equipamento privado. No entanto, a praia é muito frequentada pelos habitantes que sazonalmente residem nas múltiplas infra-estruturas urbanas e, talvez, o sossego e a paisagem justifiquem por si só esta afluência.


Cache:

É recomendável estacionar nas seguintes coordenadas: N 39º41.543 W 009º03.170 e seguir o caminho existente junto á casa. Caso deseje fazer a cache pelo areal poderá estacionar nas Paredes da vitória e seguir o areal para Sul.

De modo a preservar o que resta da mina e do seu complexo fabril, resolvi colocar a cache final um pouco mais afastada do complexo (poucos metros), de forma a preservar as ruínas. Para encontrar a cache final terá de encontrar a entrada da mina (N 39º41.602 W 009º03.220), e ai registar o ano em que foi construída a entrada. Depois terá de fazer o seguinte calculo: N 39º41.595 W 009º03.(ano - 1659) O resultado revelará as coordenadas para a cache final. Como foi explicado o acesso ao local é um pouco complicado, por isso não é recomendável ser feita de noite se possível faça a cache acompanhado.

Poderá ainda vislumbrar a paisagem e as ruínas. Na arriba poderá ainda encontrar as ruínas de um forno entre outras.


Por favor, preserve o Património, Não destrua!

Para mais informações pode consultar os seguintes link's:
http://www.youtube.com/watch?v=Xa-N5h2zWXk
http://www.youtube.com/watch?v=O2dkhLUSSMU
Ou ainda Consultar/comprar o Livro: "Mina do Azeche - Património à beira-mar esquecido" de Tiago Inácio

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.