Skip to content

Aeródromo Santa Cruz [Torres Vedras] Traditional Cache

Hidden : 05/25/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Aeródromo Santa Cruz [Torres Vedras]

O aeródromo está localizado 500m a Sudeste de Santa Cruz e é o mais ocidental da plataforma continental Europeia.


A sua pista de 700m x 23m em gravilha, permite a operação de planadores, monomotores e bimotores. É um dos mais movimentados aeródromos nacionais, com mais de 25.000 operações anuais.

O aeródromo está equipado com bomba de combustível (Avgas) e são prestados serviços de manutenção de aeronaves.

A actividade aeronáutica em Torres Vedras, iniciou-se em Setembro de 1930, com a aterragem de diversos aviões militares na várzea de Casalinhos de Alfaiata, a cerca de 6 Km a Sul do actual aeródromo.

Por ser um campo de culturas facilmente alagável, foi considerado impróprio para a operação de aeronaves, recaindo a escolha definitiva no local onde hoje se encontra o Aeródromo Municipal. Preparado o terreno no ano seguinte, foi posto em serviço, tendo a sua primeira aterragem sido realizada pelo Tenente Manuel Gouveia em 27 de Abril de 1931, com o campo ainda em obras.

       

A inauguração oficial, conforme rezam os documentos em arquivo, foi em 27 de Julho de 1931 contando com a presença de 17 aviões do GEAR (Grupo de Esquadrilhas de Aviação República), GIAB (Grupo Independente de Aviação e Bombardeamento), EMA (Escola Militar de Aviação) e AeCP (Aero Clube de Portugal), numa cerimónia de grande significado na época.

Diversas fases foram ultrapassadas, incluindo expansões e melhoramentos do piso, até que na década de 70 a Câmara Municipal de Torres Vedras procedeu aquisição dos terrenos, utilizando verbas do Orçamento Geral do Estado.

Em 1979, com nova participação do OGE, concluiu-se a actual placa de estacionamento e obras de drenagem, sendo desse tempo o início da construção do Hangar nº 2.

Realça-se o facto de em 1990 o Aeródromo Municipal de Santa Cruz ter excedido os 20.000 movimentos, o que o coloca como um dos mais utilizados no Pais.

Aguarda-se actualmente que seja concluída a celebração de um contrato programa entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Estado que permita a execução de obras absolutamente fundamentais (vedação, expansão e melhoramento do piso e de áreas de hangares).

       

Fonte: ACTV

A Cache:


A cache não se encontra dentro do recinto do aeródromo!

Por favor não atravessem a pista, e respeitem a sinalização!

Mantenham a área limpa e respeitem a natureza!

Additional Hints (No hints available.)