Caminho Rural
Nesta primeira parte do percurso quase que não há solo. Por toda a parte aflora o granito biotítico. a erosão que o caracteriza tem como resultado a "formação de bolas". Do lado esquerdo do caminho pode-se observar um povoado misto de pinheiros bravos (espécie exótica introduzida) e de carvalhos (espécies autóctones). Observam-se aves características dos bosques: estrelinha-de-cabeça listada e chapim-azul. Poderá, ainda, encontrar um pequeno charco onde se observarão alguns anfíbios com a rã ibérica e tritões. A cobertura vegetal dominante é formada por matos pequenos e rasteiros compostas por torga, carqueja, urze, tojo e feto ordinário.
A paisagem que se vê é uma paisagem construída e trabalhada. Desde há séculos o homem marca e organiza o território com a sua presença: rasga caminhos, levanta muros e socalcos, exerce acção sobre o solo através da agricultura, do pastoreio, das queimadas; constrói o abrigo paras se defender das inclemências do clima. A maneira como o fazia era consequência de um delicado equilíbrio sócio-económico; estas marcas são consequência lógica desse equilíbrio, hoje perdido ou em vias de alteração.
Este caminho rural, liga as aldeias de Agarez e Galegos da Serra.
Percurso Pedestre Circular, com caminhos de pé posto, carreteiros e troços de estrada alcatroada.
Início/Fim em: N 41º19.355 W 007º47.536
Extensão: 6,5 Km.
Duração: +/- 2,5 horas.
Grau de dificuldade: média/alta.
Altitude: entre os 700mt e 1000mt.
|
Percurso marcado com:
|
|
As outras Caches do Percurso:
#2 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - O Moinho
#3 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Canastros e Eira
#4 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Escola Ecológica
#5 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Catedral de Arnal
#6 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Ribeiro
#7 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Cascata de Agarez
#8 PR2-Parque Natural do Alvão-Trilho Agarez-Arnal - Ao longe
A Cache
Trata-se de um contentor de tamanho Small com Stashnote, Logbook, lápis, afia e nº de código. Permite troca de pequenos objectos.
Devido à morfologia do terreno, aquando da colocação da cache, obtivemos, quase sempre, um erro de precisão de 5 mts. Atentem na foto Spoiler.
Atenção
No interior da cache, encontrarão um código numérico que deverão anotar. Irá ser necessário para encontrarem a última cache deste trilho.
Por favor, não retirar este código.