Skip to content

Linhas de Torres - Forte Novo da Ordasqueira Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Sarge'nt,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 08/13/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Durante a Guerra Peninsular (1807 -1814) o general inglês Wellington idealizou um sistema defensivo que fosse capaz de proteger a cidade de Lisboa e uma eventual retirada inglesa de um provável ataque massivo do exército francês. A construção do sistema defensivo, que passou para a História com o nome Linhas de Torres Vedras, ficou a cargo do engenheiro militar inglês tenente-coronel John Fletcher. No final da obra as Linhas de Torres Vedras contavam com 152 redutos, 600 peças de artilharia que ligavam o Atlântico ao Tejo em duas linhas e uma terceira linha em torno de Oeiras para proteger o embarque das tropas inglesas na armada aí fundeada.
.
A acção das Linhas de Torres Vedras foi um ponto crucial no evoluir da Guerra Peninsular. Perante a impossibilidade de as romper ou contornar, Massena, general francês encarregado de conquistar Portugal dá início a uma retirada das tropas napoleónicas que, em última análise, só termina em Toulouse, já no fim do conflito. As Linhas de Torres Vedras representam igualmente uma obra ímpar do ponto de vista da engenharia militar, onde a orografia do terreno foi plenamente aproveitada, articulando-se com obstáculos (abatizes, escarpas, diques, etc...) e pontos fortificados artilhados para impedir o avanço das forças inimigas.
.
Actualmente a maioria dos fortes que constituem as Linhas de Torres Vedras estão abandonados, sujeitos à degradação provocada pelos elementos e sobretudo pela incúria dos homens. Na presente página publicam-se fotos recentes (29/08/2009) do Forte Novo da Ordasqueira (Forte 149, 3 º Distrito - Torres Vedras) onde é facilmente constatável o seu estado de abandono e as consequências daí advindas para um património de alto valor histórico e simbólico.




.
O forte Novo da Ordasqueira possuía quinze canhoneiras equipadas com 4 canhões de calibre 9 e tinha como guarnição uma companhia de Artilheiros Ordenanças.
.

Forte Novo da Ordasqueira - fosso junto à entrada, lado sul. Actualmente o fosso serve como depósito de lixo.

Forte Novo da Ordasqueira - parte da contra escarpa do fosso do lado norte. Ao fundo os arbustos cobrem totalmente o fosso, impedindo a sua visualização.

Forte Novo da Ordasqueira - vista a partir do lado nascente. A densa vegetação que cobre a estrutura dificulta a sua identificação e interpretação. À esquerda, um troço da estrada militar dá acesso à entrada do forte no lado sul.
Fonte: blog-de-historia.blogspot.com

os Fortes das linhas de Torres estão practicamente todos em avançado estado de abandono e degradação, cobertos de vegetação uma parte dela benéfica que ajuda a consolidar as terras e muralhas e outra parte com raízes de grandes dimensões, que estão a danificar o pouco que resta das estruturas pertencentes à História que convém não esquecer.



A Cache é um container regular e o seu conteúdo inicial é Logbook, stashnote, lápis, afia e alguns objectos para troca.


Em relação à dificuldade, se tiverem um veículo com alguma altura ao solo a dificuldade do terreno baixa para 1,5, caso contrário será então de 3 mais ou menos, devido à caminhada que se terá de fazer.



Esta cache é um bom exemplo para praticar o CITO, a comunidade de Geocaching pode ajudar a limpar Portugal!

Additional Hints (No hints available.)