Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Ermida e Barragem de N. Sra da Represa, Cuba

A cache by MJordão Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/20/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ermida e Barragem de Nossa Senhora da Represa

http://img.geocaching.com/cache/a711e824-497b-410c-a77a-ee3ad8f0b1d0.jpg

Ermida de Nossa Senhora da Represa

No cruzamento da EN 128, estrada Cuba – Vila Ruiva, a 2 km da povoação situa-se a branca e pitoresca Ermida de S. Caetano embora conhecida por N. Senhora da Represa.

Conta a história que apareceu pelos lados da Ermida um peregrino a pedir abrigo à ermitoa, no entanto, esta negou-lhe abrigo e ao que este lhe disse apenas que venerasse um painel de S. Caetano que ele deixara na ermida, pois era muito milagroso. A mulher encontrou de facto uma imagem de S. Caetano na ermida e arrependida por não lhe ter dado abrigo, saiu a procurá-lo mas já não o encontrou em parte alguma. À mesma hora na Igreja Matriz de Vila Ruiva, o Prior que se encontrava a rezar avistou um peregrino e quando este se voltou para o cumprimentar, não conseguiu encontrá-lo.

Chegou-se à conclusão que terá sido o próprio S. Caetano que ali tinha deixado a sua imagem para que o povo a venerasse.

Os milagres sucederam-se, e os peregrinos começaram a vir à Igreja, deixando então grandes somas de esmolas. A velha ermida foi então derrubada e no seu lugar construída uma nova igreja, para venerar Nossa Senhora da Represa e S. Caetano, durante o séc. XVI.

A igreja em si tem duas partes distintas, o alpendre que data do séc. XVII e o templo do séc. XV. No interior as paredes são revestidas por azulejos policromados do séc. XVII. A abóbada é de arestas vivas, com manifestações renascentistas, e é totalmente pintada com motivos florais e geométricos.

A pintura data de 1679, por Lourenço Nunes Varela, data em que sofreu alguns restauros. O arco do triunfo separa a nave do Altar-Mor. A abóbada estrelada assenta em mísulas, as paredes são totalmente revestidas de azulejos da mesma época, do tipo aves e ramagens.

Imóvel de grande interesse público, continua a ser hoje ainda alvo de uma grande romaria que se realiza todas as segundas-feiras de Pascoela, com a Romaria em Honra N Sra da Represa. É uma festa religiosa e popular.

File:Barragem romana N S Represa.JPG

Barragem romana de Nossa Senhora da Represa

 

A barragem romana, encontra-se localizada nas imediações da Ermida, perto do entroncamento (entre as estradas de Cuba – Vila Alva – Vila Ruiva) á esquerda de quem segue para Vila Alva, a poucos metros da ermida, aparece um grosso paredão, em “opus incertum” com a orientação leste – oeste.

 

A estrutura da barragem tem 80 m de comprimento, 1,6 m de largura e uma altura máxima de 1,8 m. Dispõe de contrafortes a jusante.

 

O paredão hoje, em ruínas, da represa romana foi edificado pelo povo romano para recolher as águas pluviais e das nascentes vizinhas para ser utilizada para fins agrícolas. Esta represa fazia parte das estruturas de apoio de uma villa romana situada a NE na encosta do próximo Outeiro.

 

Foi declarada Imóvel de interesse público pelo Decreto 67/97, DR 301, de 31 de Dezembro de 1997.

 

A cache

Esta cache era para ser uma Tradicional Cache, para dar a conhecer esta Ermida, mas durante a pesquisa de informações para preparar a página de apresentação descobri a existência da Barragem, dai ter decidido colocar uma cache na barragem e passar a cache para MultiCache.

 

Existem dois containers

 

Para encontrar a 1ª cache é necessário recolher os dados solicitados abaixo. Nessa cache encontram-se as coordenadas da cache final.

 

A.     Nº de bancos de madeira no GZ.

B.     Nº de candeeiros junto à estrada no GZ.

 

Ao chegar ao portão de acesso ao recinto da igreja encontra-se uma cruz de pedra. A cruz tem umas pequenas gravações:

C.    Nº de gravações em formato de seta.

D.    Nº de gravações ovais.

 

E.     Arvores dentro do recinto da Igreja.

F.     A igreja tem acesso ao seu interior por quantas portas?

 

Confirmação:

A+B+E=D

C+F=B

∑(A…F)=30

N 38º 14. 0 ((Ax5)+(Bx9)+(Cx3-2))

W 007º 55. 0 ((D:2x6)+(Ex8+24)+(Fx2-1))

Additional Hints (Decrypt)

1º pnpur: Fnygn cnen pvzn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

63 Logged Visits

Found it 41     Didn't find it 15     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 12 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.