|
Tafoni
O que são?
Tafoni, são cavidades rochosas naturais, elipsoidais, em forma de taça. Estas características cavernosas incluem poços minúsculos, cavidades do tamanho de softball, formas de favos de mel aninhados e forma oval. Os Tafonidesenvolvem-se tipicamente em superfícies inclinadas ou verticais, e ocorrem em grupos.
Estas requintadas e fascinantes cavidades estão presentes nas superfícies de muitos tipos diferentes de rochas localizadas num grande número de regiões geográficas de todo o mundo. O seu desenvolvimento e evolução é intrigante e continua a despertar a curiosidade.
As suas características constituem uma classe relativamente profunda, arredondada e alongada de cavidades rochosas naturais entediadas principalmente por processos de intemperismo rochoso e, secundariamente, por processos erosivos. Na literatura geológica, a distinção entre as características destas cavidades é confusa. Estas estruturas incluem: pequenos poços, buracos, nichos, rebaixos, alcovas, alvéolos e favos de mel.
Como se formam?
Os Tafoni são uma classe única de cavidades feitas pelo intemperismo ambiental. Tafoni é um substantivo e adjetivo plural; tafone é o substantivo singular para uma cavidade única. Ocasionalmente, os investigadores desnecessariamente pluralizam Tafoni (ie, tafonis) para nomear multiplos Tafoni.
A origem da palavra Tafoni é desconhecida, mas tem origens mediterrânicas. A palavra pode derivar dos taphos palavra grega que significa túmulo ou sepulcro (Battisti e Alessio, 1957, depois de Twenhaile, 1992, pg. 44). Tafoni pode também resultar de uma palavra corso (francês), taffoni, que significa janelas, ou de tafonare que por sua vez significa perfurar (Wilhelmy, 1964). Na Sicília, Tafoni significa janelas (Goudie, 2003).
Existem vários tipos de tafoni, como por exemplo:
Lateral: formados normalmente em encostas íngremes, pedregulhos, ou afloramentos.
Basal: Tafoni que se formam na base de afloramentos e pedregulhos e na parte inferior das folhas de afloramentos e esfoliação.
'Aninhados': Cavidades que ocorrem dentro de outras, de uma forma fractal - são chamados Tafoni 'aninhados' ou 'subordinados'.
Favos de Mel: Em Livorno, Itália, moradores conhecem os Tafoni favos de mel como sassoscritto, ou pedra escritaTafoni são referidos como nichos que vem da palavra nischen em alemão.
Iconic: Em Hong Kong, termos icónicos têm sido usados para descrever 'Tafoni arruinado' como a cabeça da morte, cabeça de cão, cabeça de águia, cabeça de elefante, leão e mar. É um Tafoni menor do que uma bola de futebol, que por vezes, são designadas como miniatura Tafoni. Em Salt Point State Park ao longo da costa de Sonoma na Califórnia do Norte, os moradores chamam de 'Rochas estranhas'.
Relíquia: Um tafone que já não está ativo é chamado de relíquia, evidenciando uma parede de fundo envolta por líquen ou outros revestimentos biológicos inibindo
São necessários diversos ciclos de humedecimento e secagem ao longo de muito tempo até que estás cavidades comecem a ser visíveis. O tafoni de rochas existentes nas zonas entre marés é normalmente encontrado nos planos horizontais do seu interior. O crescimento deste tipo de tafoni é limitado pela taxa de evaporação e pelo sol. A partir da altura em que as cavidades tomam dimensões suficientemente largas para atrasar o processo de toda a água existente no seu interior, o seu crescimento estaciona uma vez que o sal não pode secar.
A causa da característica padrão do tafoni em áreas supratidal sobre o plano vertical está ainda em debate. Alguns geólogos acreditam que as paredes laterais dos alvéolos podem ser protegidos da meteorização pelo sal por algas microscópicas, enquanto outros acreditam que as variações dos seus ciclos de endurecimento, eólico, exposição solar, humedecimento e secagem mineralógica dentro da pedra podem ser os responsáveis. Provavelmente, uma combinação desses factores produz estas delicadas estruturas.
|
|