Igreja Matriz de Meimoa
A Igreja Matriz de Meimoa faz parte do rico património religioso da freguesia. De acordo com Cabanas (2007) no seu livro, Meimoa de ontem e de hoje, no século XVI a igreja de Meimoa era orago de Santa Maria, desconhecendo-se se seria no mesmo local da actual. A igreja mais antiga de que há memória foi edificada em 1673, enquanto que a actual foi construída pelo povo em 2 de Abril de 1917. No entanto já em 1518 existia uma igreja dedicada a Santa Maria. Na sua descrição da Igreja Matriz de Meimoa, Cabanas refere que os registos remotam pelo menos ao século XIV.
Em 1917 a igreja sofreu a sua maior remodelação, tendo sido ampliada. A fachada principal data dessa época. Em 1758 a padroeira era Nossa Senhora da Conceição, tal como hoje.
Em 1931 com a remodelação do adro, construiu-se a escada que está defronte à entrada principal. Havia antigamente uma pequena rampa térrea de acesso à igreja, sendo nesse local que se queimava o madeiro. No início dos anos 50 a igreja foi alvo de uma grande intervenção artística nos douramentos e pinturas dos altares e tecto. A maior parte da decoração actual data dessa altura. Na década de 80 o soalho de madeira foi substituído por mosaicos de marmorite e em 2002 por mosaicos de granito. No mesmo ano foram retirados os azulejos que cobriam a fachada principal e substituída a porta de ferro, pela actual de madeira.
A igreja tem três altares, dois no corpo da igreja e outro dentro do altar-mor. À esquerda do mesmo encontra-se a Senhora da Conceição e à direita o mártir São Sebastião. O nicho principal encontra-se habitualmente vazio e nele se expõe o Santíssimo em custódia de ouro.
No altar da esquerda venera-se a Senhora da Graça que tem à esquerda Santa Filomena e à direita São José com o menino. No lado oposto venera-se o Sagrado Coração de Jesus, apresentando os nichos mais pequenos Santa Teresa à esquerda e Santo António à direita.
Fonte: Cabanas, A. (2007); Meimoa de ontem e de hoje, Artemágica
APRESENTEM-SE COM MATERIAL DE ESCRITA!