Atenção: A cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Estas são as do Ponto 1.
Vila Cova chegou a ter um dos mais importantes complexos mineiros de Trás-os-Montes e do país, na exploração de ferro. Este complexo entra em funcionamento em 1956 e chegou a empregar perto de um milhar de trabalhadores, atingindo a produção de cerca de 29000 toneladas/ano de gusa de fundição. Nos finais dos anos setenta, com a diminuição do mercado de ferro, a nível, mundial, este complexo fecha portas.
Dele, restam algumas ruínas que ainda conseguem mostrar a grandiosidade deste complexo, como as que a seguir se mostram.
O Cobrador

Esta estrutura era a porta de saída de todo o minério extraído do complexo. Aqui, chegavam grandes camiões que, ao passarem por debaixo da estrutura, eram carregados para levarem daqui todo o resultado da extracção mineira.
Atenção: a estrutura apesar de aparentar solidez nas suas paredes, não deixa de ser uma estrutura há muito abandonada. Por isso, é de todo desaconselhada a entrada.
Ponto 1 - Neste local, consegue ver uma estrutura de forma circular, com alguns buracos por cima. Quantos? Será o nosso X. Substitua-o na fórmula seguinte, para ter acesso ao Ponto 2
N 41º19.303 W 007º51.(X-1)86
|
Mina

Esta entrada, dava acesso à mina principal. Aqui, as minas eram construídas em patamares horizontais existindo mais duas estruturas idênticas, sendo uma em zona superior e outra inferior, ligadas por condutas de emergência e de ventilação.
Atenção: Sendo um complexo há muito abandonado e, por consequência, sem manutenção, é de todo desaconselhada a entrada na Mina.
Ponto 2 - Neste local, encontra 3 edifícios antigos. Num deles, vê uma torre do antigo posto de transformação eléctrica. Quantas janelas vê na fachada virada para o estradão? Será o nosso Y. Substitua-o na fórmula seguinte, para ter acesso ao Ponto 3.
N 41º19.2(4+Y)5 W 007º51.373
|
Hospital

Outra das estruturas simbólicas do Complexo é o Centro de Saúde, por aqui conhecido como Hospital que, decerto, muito trabalho deve ter tido a atender as muitas pessoas que por aqui trabalhavam em condições de trabalho muito precárias e com todos os problemas inerentes a quem trabalha em minas, como é de supor.
Atenção: a estrutura apesar de aparentar solidez nas suas paredes, não deixa de ser uma estrutura há muito abandonada. Por isso, é de todo desaconselhada a entrada. A cache encontra-se no exterior.
Ponto 3 - Cache de tamanho Small com Stashnote e Logbook. Permite troca de pequenos objectos.
Se, porventura, quiserem fazer este Trilho, passarão por esta cache e todas as seguintes:
Capela de Nossa Senhora de La Salette - Vila Cova
Moinho - Vila Cova
Igreja e Sepultura Antropomórfica - Vila Cova
Mascoselo
Bosque do Geocacher
Caminho das Corças - Vila Cova
|