Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Mystery Cache

Projecto "Município de Cuba" - Bónus Cache

A cache by MJordão Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/26/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Município de Cuba

Projecto “Município de Cuba”

< Bónus Cache >

O concelho de Cuba situa-se no Baixo Alentejo a 18 km de Beja, capital de distrito ao qual pertence. Tem de superfície 171,32 km2 e cerca de 4728 habitantes (2006), sendo um dos mais pequenos do distrito.

É formado por quatro freguesias: Cuba, Faro do Alentejo, Vila Alva, Vila Ruiva e o lugar de Albergaria dos Fusos, que pertence a esta ultima freguesia.

Confina, a norte, com os concelhos de Évora, Viana e Portel; a leste, com o concelho da Vidigueira; a sul, com o concelho de Beja e, a oeste, com os concelhos de Ferreira do Alentejo e Alvito.

 

Criado por alvará de D. Maria de 18 de Dezembro de 1782 o concelho de Cuba englobava então as freguesias de Pedrógão, Marmelar, Selmes e parte de S. Matias. Por esta altura as freguesias de Vila Alva, Vila Ruiva, Faro do Alentejo e Albergaria dos Fusos ainda constituíam concelhos independentes, situação que se manteve até 6 de Novembro de 1839, quando estes concelhos foram extintos.

As interpretações quanto à origem do topónimo Cuba adiantam duas hipóteses: uma segundo a qual Cuba seria a adulteração da palavra árabe COBA que quer dizer TORRINHA (diminutivo de Torre), e outra que vai buscar a sua explicação ao facto dos soldados de D. Sancho II terem encontrado muitas cubas de vinho quando da conquista da vila aos mouros.

Monte do Outeiro (Moinhos do Taquenho)

No seguimento da estrada de Cuba para a Vidigueira, talvez um pouco mais de 2 km, situa-se o Monte do Outeiro, local conhecido, simplesmente por Moinhos do Taquenho. E também onde a Vila de Cuba terá tido origem, antes de se mudar para o vale onde hoje se encontra. É uma pequena elevação de onde se desfruta uma bela paisagem e vista panorâmica sobre as terras de Cuba e a própria Vila.

Esta zona foi em tempos remotos habitada, presume-se que desde a época romana, devido aos diversos achados de moedas da época do imperador Constantino.

As ruínas achadas neste monte, julga-se que terá pertencido a um presumível castelo, hoje desaparecido, e o qual terá sido o berço da vila de Cuba e até do concelho, embora existam outras opiniões que divergem destas.

O certo é que, ao longo dos anos ali se foram encontrando vestígios do povoamento romano, desde cerâmicas a mosaicos, túmulos e ossadas.

Fonte:
http://www.cm-cuba.pt 

 Objectivo da cache

Esta cache integra o Projecto “Município de Cuba”.
Como tal tem como objectivo dar a conhecer uma das quatro freguesias do município.

 A cache

Para descobrir as coordenadas da cache e realizar o log deve recolher os códigos que se encontram nas seguintes caches:

A - (GC2HWYJ) - Vila de Cuba, Projecto "Município de Cuba"
B - (GC2HN2R) - Vila Alva, Projecto "Município de Cuba"
C - 
(GC2HTTY) - Faro do Alentejo, Projecto "Município de Cuba"
D - (GC2H2C7) - Vila Ruiva, Projecto "Município de Cuba"

E - (GC2H1PR) - Cristovão Colon, Projecto "Município de Cuba"
F - (GC2HN5A) - Albergaria dos Fusos, Projecto "Município de Cuba"

 N 38° 10. A B C       W 007° 52. D E F

Projecto “Município de Cuba”

Este projecto tem como objectivo dar a conhecer o município de Cuba, não só a sede de concelho mas também as freguesias que fazem parte do município.
Dando assim a conhecer um pouco mais do Baixo Alentejo.

Em cada cache do projecto existe uma letra e um algarismo (exemplo:A = 6) que irão servir para fornecer as coordenadas para a cache "mãe", ou seja, a cache "Município de Cuba" (GC2HWYN).

Caches do Projecto

(GC2HWYJ) - Vila de Cuba, Projecto "Município de Cuba"
(GC2H1PR) - Cristovão Colon, Projecto "Município de Cuba"
(GC2HN2R) - Vila Alva, Projecto "Município de Cuba"

(GC2HTTY) - Faro do Alentejo, Projecto "Município de Cuba"
(GC2H2C7) - Vila Ruiva, Projecto "Município de Cuba"
(GC2HN5A) - Albergaria dos Fusos, Projecto "Município de Cuba"
(GC2HWYN) - Município de Cuba,  Projecto "Município de Cuba"

Projecto apoiado pela Câmara Municipal de Cuba

 ATENÇÂO

Não esquecer de anotar o algarismo que se encontra na cache e que será necessário para as coordenadas da cache “Município de Cuba”.


Boas cachadas

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

36 Logged Visits

Found it 25     Didn't find it 1     Write note 4     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 5 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:40:06 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:40 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page