TRILHO DA PENOITA # 2 - Caminho de Água
O Trilho da Penoita é um percurso circular de Pequena Rota (PR) com 13 km de extensão, tendo como alternativa um percurso de 4 km. O Trilho que sugerimos tem início junto ao Parque de Merendas da Penoita (Estrada Municipal 622). Ao longo do Trilho encontrarão motivos de interesse histórico e cultural, para além das paisagens deslumbrantes que emolduram o percurso.
Siga o caminho florestal a Oeste, que atravessa toda a mata da Penoita. Não muito longe do início do percurso poderá encontrar um fenómeno da Natureza muito interessante: uma pedra em forma de barca, forma essa que lhe dá o nome “Pia da Barca”. Depois de contemplar e de se interrogar quanto à origem desta estranha pedra, continue até encontrar o Dólmen da Malhada do Cambarinho, também conhecida pelos pastores como a “Casa da Orca”. É uma anta que se situa não muito longe da nascente do rio Alfusqueiro a 875 m de altitude.
Continue em direcção à aldeia rural de Covas por um trilho que nos leva a atravessar algumas linhas de água (no Inverno, cuidado, a travessia pode tornar-se difícil). Covas é um exemplo da aldeia típica Beirã, construída com a matéria-prima que se encontra mais à mão, a pedra e a madeira, assim erguem-se os currais, os muros, os canastros, as fontes, as casas, que no seu conjunto formam esta maravilha da serra. Perto da aldeia de Covas localiza-se o Bicão dos Conqueiros classificado por Amorim Girão como Menir. Existem contudo algumas dúvidas sobre esta classificação, patente na ausência de sinalização perto do suposto monumento megalítico. Trata-se de um percurso alternativo, de ir e voltar, pelo que deixamos à consideração a realização desta parte do trilho.
Depois de contemplar o menir, terá de voltar a Covas para continuar o trilho até à aldeia de Adsamo, onde as construções em pedra e madeira continuam a predominar. Siga as marcas vermelhas e amarelas que o encaminham para um dos troços mais bonito do percurso (900 m de altitude), onde poderá maravilhar-se com a paisagem sobre o vale do rio Vouga, quando der por si, já se avista o Parque de Merendas da Penoita para um merecido descanso.
Mais informações do percurso em:
http://www.cm-vouzela.pt/portal/page?_pageid=764,3818524&_dad=portal&_schema=PORTAL
Nas seis primeiras caches do percurso encontram-se, de forma consecutiva, os números em falta para completarem as coordenadas da Bonus Cache.
Geocaches do percurso
Trilho da Penoita # 1 – Pia da Barca
Trilho da Penoita # 2 – Caminho de Água
Trilho da Penoita # 3 – Vista sobre Covas
Trilho da Penoita # 4 – Bicão dos Conqueiros
Trilho da Penoita # 5 – Vista para Adsamo
Trilho da Penoita # 6 – Vista Sobranceira
Trilho da Penoita # 7 – Pelas Alminhas
Trilho da Penoita # 8 – Joana Martins e o Bosque
Trilho da Penoita # 9 – O Bosque
Trilho da Penoita – Bonus Cache
No percurso pode ainda visitar a cache Malhada de Cambarinho