Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Rosmaninhal

A cache by jmfs Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/15/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Rosmaninhal é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, com 265,90 km² de área e 733 habitantes (2001).



Entrada da aldeia


 

Foi vila e sede de concelho entre 1510 e 1836 quando foi suprimido e anexado ao concelho de Salvaterra do Extremo. Em 1801 o município era constituído por uma freguesia e tinha 907 habitantes.
No Rosmaninhal predominam várias capelas (a de S. Roque, da Misericórdia, do Espírito Santo e de S. João, Santo António, S. Pedro e a capela das Santas), todas elas com um tipo de construção bastante interessante.

Um dos momentos altos de coesão e tradição popular (que conta com a adesão dos lugares de Cegonhas, Soalheiras e Couto dos Correias) são os festejos em honra de S. João. Uma festa remota e pagã, original em todo o concelho. A organização da festa fica a cargo do Alferes (o elemento mais velho da família nomeada) que por sua vez é ajudado por dois padrinhos.

Os preparativos da véspera de S. João ficam assim a cargo destes que têm como responsabilidade dar de comer gratuitamente a toda a população (ou a quem compareça). No dia de S. João, a seguir ao farto almoço, organiza-se o "Tirar do Galo". Na rua do Espírito Santo é colocada uma corda que abrange, lado a lado, da rua. No meio da corda está pendurada uma argola, que os cavaleiros da terra (quem quer que seja, desde que tenha cavalo, mula ou burro pode participar) devem retirar, a galope, com um pau. O primeiro a correr é sempre o Alferes seguido dos Padrinhos. Todos os que conseguirem enfiar o pau na argola recebem um galo de prémio. A disputa é grande e a perícia de alguns cavaleiros que montam a cavalo sem cela é surpreendente, chegando a relembrar cenas de duelos medievais.

Mas, a riqueza do Rosmaninhal não se prende unicamente com o seu grandioso passado histórico e cultural. Possui ainda uma das zonas ambientais mais ricas do País, que constitui o Tejo Internacional. 
Uma das histórias mais interessantes sobre o Rosmaninhal pode ser consultado nesta cache que também recomendo vivamente a fazerem-na: GB 9 - Alares
 



 


A CACHE - Cache num 'container' de tamanho pequeno, contendo logbook, caneta e um ovo mágico! Num local fácil de encontrar, pretende dar a conhecer a aldeia do Rosmaninhal a todos os visitantes. Apreciem a vista e esperemos que gostem.


Deixar a cache exactamente como esta
 


AS NOSSAS
Caches: Cabedelo . Melo: Tradição e Cultura . Rosmaninhal

Additional Hints (No hints available.)