Skip to content

Forte de São João Traditional Geocache

This cache has been archived.

SerafimSaudade: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] SerafimSaudade [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 01/09/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

No local onde antigamente existia o antigo forte de São João levanta-se agora a Piscina que recria as antigas linhas fortificadas. Foi local relevante nas invasões francesas, onde resistiu gloriosamente. Dificuldade baixa, com fácil acesso por asfalto e relevo plano. Acessível a todas as idades.
A cache não está localizada no muro, por favor não danificar o património local!

Campo Maior é uma vila do distrito de Portalegre situada próximo da fronteira com Espanha.

Vila do interior quase desértico de Portugal reclama para si esta proximidade com o país vizinho, numa tentativa de se afirmar como importante ponto de passagem.

O clima quente reclama água e o complexo das piscinas municipais veio preencher, de forma inquietante essa lacuna. Colocou-se o edifício numa zona elevada, nos arredores da vila, a "olhar" para ela e a ser olhado por ela.

Em 1811 surge uma nova invasão francesa que fez um cerco cerrado durante um mês à vila, obrigando-a a capitular. Mas a sua resistência foi tal que deu tempo a que chegassem os reforços luso-britânicos sob o comando de Beresford, que põe os franceses em debandada, tendo então a vila ganho o título de Vila Leal e Valorosa, título este presente no actual brasão da vila. Foi neste forte que a população e militares resistiram sendo possível observar nas colinas circundantes ainda hoje buracos abertos pelas armas defensivas da fortificação.

Na massa branca, pousada sobre o chão, pode ver-se o cuidado posto na resolução de um programa eminentemente utilitário, que não impediu o autor de o tornar um espaço bastante interessante.

A forma escolhida, como base do projecto, foi o quadrado, que se põe, sobrepõe, roda, alonga até nos oferecer uma infinidade de bonitas fotografias a branco e azul.

As frases que, nas páginas seguintes, acompanham as imagens foram retiradas de dois artigos da Revista Architécti nº9: "Piscinas Errantes", de Madalena Cunha Matos e "Recompor – Transitar" de Paulo Varela Gomes. Com elas pensa-se ilustrar bem o modo como Carrilho da Graça faz a sua arquitectura.

"As piscinas de Campo Maior submergem-nos num universo desconstrutivista [ ...]

Desconstrutivista, pois são evidentes as dissociações, as disjunções de geometria, a instabilidade, a autonomia das partes [ ...]

Quadrados. O quadrado é a forma da estabilidade. Atacar o quadrado, desconstruir o quadrado – correcta intenção para o tempo que vivemos. [ ...]

O projecto sobreeleva-se e traça um recinto de raiz mediterrânea: fechado, murado, envolve um território interior completamente artificial, segregando-o da natureza silenciosa. [ ...]

E tal como os santuários gregos as entradas são ritualizadas. Elas são dificultadas pelo vencimento de cota: não se acede ao interior senão por via de rampas, escadas ou túneis [ ...] ."

"Em Campo Maior: um chão barrento e inclinado, a uma distância tal da vila que ela se apresenta finita e reconhecível: uma silhueta e um horizonte que a prolonga e a liga à terra."

"O complexo das piscinas de Campo Maior afirma-se ainda mais claramente como um encontro aleatório de elementos arquitectónicos.[ ...]

Em planta, o complexo corresponde, mais uma vez, ao deslizar de dois quadrados um sobre o outro, como se a envolvente das piscinas fosse efémera e passível de quaisquer outras composições. [ ...]

Mas o procedimento mais significativo que aqui se dá a experimentar é a separação – desligamento dos componentes arquitectónicos: a parede, o pilar, a escada, o corredor, a cobertura, são isolados uns dos outros como se nenhuma necessidade "essencial" os obrigasse a esta ou aquela disposição. [ ...]

Additional Hints (Decrypt)

Yhm!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)