“Situada no Largo do mesmo nome, no extremo nascente da Rua Direita, junto da nacional que liga Alcobaça a Leiria, fica este templo paroquial fundado em 1549, no local onde outrora existiu uma ermida do século XII.
A construção desta igreja foi exigência da população que pretendia a criação de uma segunda freguesia em Aljubarrota, com uma igreja própria no séc XVI. No entanto, o interior bem como o exterior foram profundamente remodelados nos inícios do séc. XX e ainda na reconstrução de 1972, para além dos retábulos e da capela mor este templo apresenta estatuária de valor, em que avulta um grande escultório do século XVI figurando Santa Ana, a Virgem e o Menino.
É particularmente interessante a torre sineira do século XVI, encimada por um invulgar coruchéu em forma de "tiara" ou de três coroas sobrepostas, características do distintivo papal.
No exterior destaca-se ainda o empedrado envolvente á igreja , o pequeno cruzeiro de pedra lavrada e os dois túmulos oitocentistas.
Para além destes, ainda se encontram naquele largo peças de altar e outras peças que faziam parte da traça primitiva da igreja como pequenos fustes de colunas e duas aras de altar monolíticas e decoradas em alto-relevo, agora colocadas no exterior, junto da entrada.
O portal perdeu o significado com a última intervenção, sendo encimado por um pequeno óculo e pela empena que fecha com cruz de pedra, enquanto das paredes laterais ganham realce um significativo conjunto de gárgulas medievais.
De nave única, com tecto de madeira disposto em três panos, a igreja é iluminada por janelas laterais e pelo óculo já referido. A capela-mor, de pavimento lajeado, apresenta abóbada de berço coberta a estuque. O altar-mor tem um retábulo, pintado com três painéis e colunas de pedra em estilo salomónico.
Lateralmente encontram-se dois altares seiscentistas, de pedra, dedicados a Santo António e Nossa Senhora do Rosário, com pintura no frontal superior.”
Fonte
A cache: Um container de tamanho small. Solicita-se alguma discrição nas buscas e a reposição da cache no exacto local.
Conteúdo inicial da cache
Stashnote, diário de bordo, lápis e alguns presentes para trocas.