Skip to content

het gele huis Multi-Cache

This cache has been archived.

SawCastro: obrigado pelas visitas!

More
Hidden : 01/26/2011
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


het gele huis

Em Maio de 1888, Van Gogh aluga, por 15 francos ao mês, a parte direita de um prédio de dois andares. Ali nascia a possibilidade de fundar a sonhada comunidade artística. Van Gogh manda pintar a casa da cor amarela que para ele era a cor mais importante e simbólica. Com a ajuda de seu irmão Theo, que lhe enviou 300 francos, mobiliou-a modestamente.
Finalmente, muda-se para a "Casa Amarela" em meados do mês de Setembro do mesmo ano.

O seu quadro "A Casa Amarela", foi pintado em Setembro de 1888; nele todas as casas foram pintadas de amarelo como se estivessem à sua disposição. Talvez, esta obra seja a mais representativa do sonho de vida e arte de Van Gogh; ela é a imagem de um estado de alma. O génio holandês pintou a sua exaltação, o que era naquele momento erigido do seu íntimo.

Metaforicamente, poderíamos dizer que "a casa amarela" de Van Gogh habita em todos nós como o desejo de realização.

A minha casa aqui é pintada por fora de amarelo-manteiga e tem persianas em verde-forte; fica rodeada de sol, numa praça, onde também há um parque verde com plátanos, aloendros e acácias. Por dentro é pintada de branco e o chão é de azulejos vermelhos; e por cima, o céu de azul luminoso. Lá dentro posso com efeito viver, respirar, pensar e pintar.
- Vincent van Gogh -


Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro - Casa Amarela - Laranjeiro - Almada

Instalado num antigo edifício do século XIX totalmente recuperado, o Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro é um agradável espaço de encontro vocacionado para os mais jovens.

Durante o século XIX, foi uma das propriedades do Laranjeiro com maior área agrícola. Era constituída por casa de habitação, capela e algumas casas de lavoura. A recuperação promovida pela Câmara Municipal de Almada, nos anos 90, permitiu conservar elementos valiosos da memória patrimonial.

Agora, transformada em «casa da juventude», dispõe de uma vasta programação, que inclui a já obrigatória iniciativa "Sextas à Noite" que quinzenalmente oferece espectáculos nas mais diversas áreas artísticas: dança, teatro, performance, música, artes circenses, entre outras.

Em Julho, o Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro é palco da fantástica Festa Amarela, que todos os anos se revela um ponto de encontro de culturas, com actividades para todas as idades.

Dispõe ainda de um vasto programa de formação nas áreas da fotografia, serigrafia, artes plásticas, expressão dramática e dança.


[PT] a cache
Nas coordenadas publicadas encontra-se o portão da entrada para a Casa Amarela.
Qual a sua cor?
vermelho: ir para N 38 39.055 W 009 09.085
amarelo: ir para N 38 39.063 W 009 09.066
Boa sorte!

[EN] the cache
In the published coordinates you'll find the Yellow House's main gate.
What colour is it?
red: go to N 38 39.055 W 009 09.085
yellow: go to N 38 39.063 W 009 09.066
Good Luck!

Additional Hints (No hints available.)