Fundada a 20 de Abril de 1949 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses tem vindo ao longo dos anos a tornar-se uma associação cada vez mais Forte no desempenho das suas funções perante a população de Cabeceiras de Basto.
Um pouco de História
1950
A 13 de Fevereiro teve lugar a primeira reunião de sócios fundadores, em Dezembro foi adquirido o primeiro Charriot adaptável que podia ser rebocado por qualquer automóvel, também em Dezembro foi nomeado o primeiro quadro activo.
1953
Em Março adquiriram-se machadas e ganchos para o equipamento dos bombeiros, em Maio adquiriu-se um chassis Bedford para o pronto-socorro.
1954
Em Fevereiro adquire-se casacos de resguardo para os bombeiros, em Abril a Associação filia-se na Liga dos Bombeiros Portugueses, em Julho adquire-se um extintor “AKO” (CO2) de neve carbónica, Em Julho inaugura-se o pronto-socorro Bedford.
1955
Em Julho adquire-se uma sirene, em Agosto foi alugado um edifício no Campo do Seco onde ficou instalado o quartel provisório e onde foi colocado o primeiro telefone dos bombeiros, em Setembro inaugura-se o quartel provisório.
1956
Em Março adquire-se a primeira ambulância, em Julho elabora-se o projecto para o primeiro quartel, tendo este sido licenciado em Agosto num terreno cedido pela Câmara Municipal e faz-se a aquisição das primeiras fardas de gala.
1973
Em Dezembro inicia-se a construção do novo quartel.
1981-1982
Aquisição de uma ABTD e do primeiro VRCI.
1983
É inaugurado o primeiro quartel
1987-2003
Aquisição de 10 Ambulâncias que se foram substituindo ao longo dos anos, 3 VRCI, 1 VSAT, 1 VCOT, 1 VTTU e 1 VOPE.
2006
Aquisição de 2 ABTD, 1 VFCI, construção da nova sala de convívio e bar dos Bombeiros e transformação de um VLCI.
2008
Construção da nova sala da Direcção, elaboração do projecto para as obras de requalificação/ampliação do Quartel, transformação de um VLCI, aquisição de uma ABSC
2009
Em Setembro dá-se inicio as obras de Requalificação/ampliação do Quartel, aquisição de um Ambulância ABTM.
2010
A 31 de Outubro dá-se a tão esperada inauguração da “Nova Casa” dos BVC, que vai sem dúvida proporcionar melhores condições para que todos os que lá trabalham possam servir melhor a população de Cabeceiras de Basto.
A associação de hoje
Graças á dedicação e ao trabalho, não só dos Presidentes de Direcção e Comandantes, mas de todos os que com eles colaboram, de forma mais ou menos anónima, durante estes 61 anos a nossa Associação chegou aos dias de hoje, com os meios, a capacidade e a força que a população cabeceirense certamente reconhece e valoriza.
A Cache
Esta cache foi colocada a referenciar os BVC por todos os momentos que já passei e espero passar nesta corporação, mas também em homenagem aos meus colegas de trabalho, não só aos voluntários (que é ao meu caso “126”) mas também ao quadro pessoal, elementos de comando e Direcção.
A Cache não se encontra nas coordenadas dadas, para a descobrir terão de decifrar o enigma nas imagens abaixo!
Trata-se de um contentor micro contendo inicialmente Logbook e Cache Note, por isso será necessário levar algo com que escrever. Peço que tenham o máximo de descrição ao apoderarem-se da cache, pois é um local muito movimentado, aproveito para dizer que se estiverem interessados podem fazer uma visita ao quartel que serão bem recebidos certamente!
Coloquem a cache da mesma forma que a encontraram!