O Escutismo
O Escutismo foi fundado em Inglaterra em 1907 e está, actualmente, presente em 160 países de todo o mundo, unindo cerca de 28 milhões de escuteiros pelo mesmo ideal e o mesmo método: a formação integral de crianças e jovens de ambos os sexos, com a presença de adultos voluntários, segundo os princípios propostos por Baden-Powell (1857-1941), Fundador e Chefe Mundial do Escutismo.
Em Portugal, o Corpo Nacional de Escutas (CNE - Escutismo Católico Português) foi fundado em 27 de Maio de 1923 e é, hoje, a maior organização de juventude portuguesa.
A Fundação e o Desenvolvimento do Agrupamento 1164 de Alhandra é a representação local do Corpo Nacional de Escutas e deu os primeiros passos em Outubro de 1997, pela mão dos chefes António Pinto Lopes e Fernando Mira Rodrigues, vindos do Agrupamento de Alverca, ajudados pelo então pároco Padre Tomás Carvalhão e pelos candidatos a dirigentes Margarida Velhinho, Nuno Fonseca e João António Ribeiro, tendo o Agrupamento 342 de Vialonga como monitor.
O espaço provisório da sede, o antigo Centro de Actividades Paroquiais de Alhandra; CAPA, servia de abrigo ao projecto, que depressa se revelou cheio de potencial e a necessitar de uma instalação em espaço próprio.
A 2 de Maio de 1999 realizaram-se as primeiras promessas do Agrupamento, a cerimónia de entrega dos lenços aos primeiros escuteiros de Alhandra. Eram então duas Patrulhas de Exploradores: a Lobo e a Urso.
O acto oficial da fundação deu-se na Igreja Matriz de Alhandra a 2 de Abril de 2000, quando o Agrupamento recebeu os símbolos da sua autonomia: a sua bandeira e o assento de filiação no Corpo Nacional de Escutas. Nesse dia, Lobitos e Exploradores fizeram as suas promessas.
Um dos grandes sonhos do Agrupamento foi tornado realidade em 2005, com a inauguração da sede definitiva, na Quinta da Marquesa, em Alhandra. Com a ajuda imprescindível de inúmeras entidades, Alhandra viu erguer-se uma discreta casa de madeira na encosta do monumento a Hércules, das Linhas de Torres. Próximos da Serra e de olhos postos no Rio, parecia o local perfeito para o desenvolvimento pleno do escutismo em Alhandra.
Actualmente, é um agrupamento com mais 10 anos, já com cerca de 65 elementos, crianças, jovens e adultos dinâmicos e empreendedores, divididos pelas quatro secções.
É de salientar a conquista do 1º Lugar Nacional no jogo do encontro mundial de escuteiros na internet (JOTI), em 2008 e a atribuição do 2º lugar nacional do festival de curtas-metragens escutistas (EsCurtas) em 2008.
http://www.youtube.com/watch?v=_iQj2ZV0zqM
A Cache:
Leve com que escrever

Free counters