Skip to content

Análise de água - Cloretos Mystery Cache

Hidden : 02/06/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta é a primeira de algumas caches que pretendem dar a conhecer algumas fontes da minha zona e também alguns métodos de análise da qualidade da água.

A cache encontra-se num local que acredito ser desconhecido pela maioria dos geocachers mas com vários pontos de interesse e relativamente frequentado.


Neste mistério pretende-se que calculem o teor de cloretos de uma água com a utilização do método de Mohr (os valores descritos não são os reais). Este método permite a determinação da concentração de um composto, iões cloro (Cl), cuja concentração é desconhecida, usando-se para isso outro composto com concentração conhecida, prata (Ag).

Assim começou por se adicionar uma solução que continha iões prata à água em análise, ocorrendo a reacção:

 Ag+ (aq) + Cl- (aq) = AgCl (s)

O composto formado nesta solução tem uma coloração de branco leitoso, provocando um aspecto turvo na solução que indica que o cloro existente na amostra já reagiu. No entanto esta turbidez não é muito perceptível, pelo que se usa um indicador transparente amarelado, Ag2CrO4, que se liga a Ag+ quando não existem mais iões Cl- para reagir, formando um composto vermelho, Ag2CrO4. Assim ocorrem as reacções:

K2CrO4(s) = 2K+(aq) + CrO42-(aq)

2Ag+(aq) + CrO42-(aq) = Ag2CrO4(s)

Nas imagens em baixo pode ver soluções antes e após a titulação, respectivamente.

 Antes   Depois
        

Estas reacções permitem determinar quando todo o Cl- reagiu, ou seja, o ponto de equivalência. Sabendo o volume de Ag+ gasto pode calcular-se a quantidade de Cl-  inicial.

No método usado são ainda realizados ensaios em branco, em que o titulado é substituído por água desionizada, permitindo determinar o volume de solução de indicador necessário para a formação do composto vermelho formado. Este volume deve ser descontado do volume de Ag+ determinado, pois não foi usado para reagir com o + Cl-.

Dada a explicação, peço agora que calculem o teor de cloretos da água em análise, supondo que foram obrtivos os seguintes valores:

              Volume gasto = 92,5mL

              Volume gasto nos ensaios brancos = 19,5mL

E sabendo que:

              CAg+ = 0,010 mol. dm-3

               Vágua = 50,00 mL

sendo CAg+ a concentração iões prata e Vágua o volume da água usada para o teste.

Equações importantes:

        Concentração = nº moles / volume

        Nº moles = massa / massa molar

 

De acordo com o decreto de lei nº 306/2007 do Ministério do ambiente e do ordenamento do território uma água é potável quando tem um conteúdo inferior a 250ppm de cloretos. Tendo em conta esta informação, será que a água em análise é potável?

Para obter as coordenadas finais:

39º46.X

8º47.Y

X é o resultado arredondado a dois algarismos e multiplicado por uma dezena.

Y é x menos 96 se a água é potável ou x menos 81 se a água é impotável.

 

A cache não contém material de escrita. Sejam discretos na busca pois costumam passar alguns muggles na zona. Em todos os cálculos arredondem sempre a 3 algarismos significativos.

Additional Hints (No hints available.)