Ponte Marechal Carmona

A ponte sobre o Tejo em Vila Franca de Xira foi inaugurada a 30 de Dezembro de 1951 como ponte de Marechal Carmona, que com o tempo viria a ser mais conhecida como “de Vila Franca”, foi uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal e um marco do antigo regime. Foi a primeira travessia sobre o Tejo na Grande Lisboa, encurtando significativamente as distâncias entre Vila Franca e Porto Alto (Benavente).

Em 1924 chegou ao Ministério das Obras Públicas o primeiro pedido oficial da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a construção de uma ponte sobre o Tejo, numa época em que a passagem de uma margem para a outra do rio era feita em barcos a motor que partiam dos cais de Vila Franca e do Cabo. Na altura, a ponte mais próxima de Lisboa era a de Santarém.
Vinte e quatro anos após o pedido da autarquia de Vila Franca e depois de estudos para definir qual seria o melhor local para construir a ponte sobre o Tejo e da elaboração de um projecto e respectivo concurso de adjudicação da obra, em Abril de 1948, a construção foi concedida ao grupo formado pela Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos Lda. e pela Dorman, Long & Co. Lda., uma escolha justificada como “a proposta mais vantajosa para o Estado português”. Em Junho de 1949, depois da apresentação do projecto definitivo e da consignação da obra, começariam os trabalhos.

Os cinco arcos que caracterizam a ponte foram construídos em Inglaterra, em estaleiros de uma das empresas do grupo a quem foi consignada a obra, e depois transportados para Portugal de barco. A ponte foi concluída e oficialmente inaugurada a 30 de Dezembro de 1951 pelo então Presidente da República, o general Craveiro Lopes. Além dos populares que assistiram à inauguração, que foi precedida de actos oficiais e culturais, estiveram também presentes no acto solene o cardeal-patriarca de Lisboa, Cardeal Cerejeira, o presidente do Conselho, António Oliveira Salazar, entre outros. Os festejos que animaram nesse dia as ruas de Vila Franca prolongaram-se pela noite fora, em bailes organizados pelas colectividades locais.
A passagem pela ponte que liga Vila Franca de Xira a Porto Alto, no concelho de Benavente, chegou a ser taxada com portagens. Já com 15 anos de idade, a ponte Marechal Carmona veria nascer mais a sul, no dia 6 de Agosto de 1966, a ponte 25 de Abril, na altura conhecida como ponte Salazar.
DESCRIÇÃO:
Ponte metálica com 5 tramos metálicos apoiados em pilares de betão armado. Os tramos metálicos são constituídos por vigas Lang, com o banzo inferior recto e o banzo superior em arco parabólico. A infraestrutura é composta por 37 pilares, dos quais 4 se situam no leito do rio e dois são pilares de transição da estrutura metálica para a de betão. As fundações foram construídas em estacas de betão cravadas com 60 e 50 cm de diâmetro e 25 m de comprimento.
CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS:
Comprimento total: 1224m
Comprimento do tabuleiro metálico: 524m
Vãos: 5 com 104m
Largura do tabuleiro entre guardas: 12m
A CACHE
A cache é constituída por um pequeno contentor que como é óbvio encontra-se escondido na ponte. O acesso a esta só poderá ser feito a pé ou de bicicleta uma vez que só poderão parar a viatura em cima do tabuleiro em caso de avaria ou de acidente.