Vagos, vila e sede de município situada no distrito de Aveiro, chamada "Vacus" durante a ocupação romana, ainda não existia na sua totalidade durante a idade média. Efectivamente, muitos dos terrenos actuais desta zona estavam ocupados pelo mar, havendo, posteriormente o assoreamento de uma vasta planície onde, hoje, as populações se dedicam, essencialmente, à agricultura e agro-pecuária.
A primeira povoação deve ter sido fundada pelos celtas, numa ilha arenosa “baixa e hervosa” oito séculos antes de Cristo, ilha essa que tinha sido formada em frente ao estuário do Vouga. Segundo a tradição, a ilha era denominada “ilha Vaga”, de onde depois derivou o nome de Vagos. Vagos foi uma das nove portas das célebres muralhas de Aveiro. Era a “porta sul”.
É uma vila bastante calma e bonita, com vista para o rio Boco.

A Cache:
Propomos-lhe com esta multi-cache um pequeno passeio a pé pelo centro de Vagos. Nas coordenadas publicadas, ergue-se o antigo edifício da Câmara Municipal, chamado Palacete do Visconde de Valdemouro, onde actualmente se situa o Museu do Brincar. Este apresenta uma agradável construção da antiga nobreza local, recordando algum rivalismo muçulmano, com uma ampla escadaria na frente sul, tendo a seu lado a Igreja Matriz do tempo de D. Afonso V (1452). Aí será pedido A e B.
Sendo que:
A= Nº de mastros que se encontram nas coordenadas publicadas (no Palacete perpendicular à fachada principal da igreja).
N: 40º 33.((39*A)
W: 008º 40.((143*A)+1).
A cache encontra-se num local movimentado a certas horas do dia, num local com agradável vista para o rio Boco. Tentem ser discretos, pois podem estar a ser observados. Não é preciso estragar/destruir nada. Ela está à vista.
Agradecíamos que a colocassem tal e qual como a encontraram, no local exacto. Esta cache não tem material de escrita, nem permite troca de objectos.
Boas cachadas!!
