Do 0 ao 134
A Linha do Tua é uma linha de bitola métrica, mais conhecida por via estreita, que percorre 134Km desde a estação do Tua, também servida pela Linha do Douro, até Bragança, atravessando vales, planaltos e serras do Nordeste Trasmontano. O trajecto ainda explorado resume-se a 58Km do traçado total da via, desde o Tua até Mirandela e Carvalhais, tendo estado por 3 anos em exploração apenas 54Km, do Tua a Mirandela. Foi em 1995 que se reabriu um troço de 4Km da cidade à beira Tua até Carvalhais, para a inauguração do 2º Metropolitano de Portugal, o Metro de Mirandela, a operar apenas neste troço da via.
É variada e deslumbrante a paisagem que a linha percorre. Desde os vinhedos do Douro, passando pelos desfiladeiros do Baixo Tua, escalando montes até ao planalto de Bornes, e subindo até aos contrafortes da Serra da Nogueira, a Linha do Tua é considerada a nível nacional e internacional como a mais bela via-férrea portuguesa. Jóia da Coroa, ou a linha mais alpina de Portugal, a verdade é que do Tua a Santa Comba de Rossas, a escalada acumula 675 metros de desnível, sendo que a estação de Rossas é a mais alta estação portuguesa, estando a 850 metros de altitude, superando a estação da Guarda, na confluência das Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.
Mesmo em curtas distâncias, a via-férrea atravessa múltiplas paisagens, numa metamorfose constante da Mãe Natureza. Começando na estação do Tua ao mesmo nível que a Linha do Douro.
A Cache
Inserida no Projecto Geogare é de tamanho Regular com logbook e Lapis.
Sigam os Waypoints.
Obrigado pela visita. Divirtam-se!!
Peço que voltem a colocar a Cache no sítio e da forma como a encontraram.
