Esta cache pretende dar a conhecer o buraco do Sumo da caniça que se situa no vale da ribeira da caniça, onde a ribeira corre soterrada por blocos graníticos que rolaram, por acção da gravidade, das encostas envolventes. O vale da ribeira da Caniça, afluente da margem esquerda do rio Alva, é um dos locais naturais mais bem preservados do concelho de Seia. Na cabeceira da ribeira, a altitudes superiores a 1000 metros, a morfologia característica dos vales glaciares está bem representada sob a forma de circos glaciares, de vales em U, de moreias e de blocos erráticos. Na confluência da ribeira com o rio Alva persiste um valioso bosque de castanheiros seculares.

O sumo da caniça é um buraco com abertura larga que se inicia ao mesmo nível da calçada romana existente no local, apenas separado por uma rocha arredondada, pelo que devem ter bastante cuidado, se pretendem tentar espreitar para dentro do buraco, aconselho o uso de equipamento de escalada. Deste ponto é possivel avistar as várias cascatas existentes na ribeira da caniça.
Para chegar a esta cache é possível de duas formas: acesso pela Lapa dos Dinheiros ou pela Srª do Desterro – São Romão.
- Acesso pela Lapa dos Dinheiros, (cerca de 1700 metros), em N 40° 22.898 W 007° 42.262, siga direcção à serra, o caminho de acesso é em Macadame, é possível seguir com uma viatura ligeira, no entanto aconselho a deixar a viatura estacionada neste ponto. Em N 40° 22.612 W 007° 41.745, se levou a viatura estacione junto à placa “Buraco do Sumo”, seguir pelo trilho da esquerda, até à Cache.
Placa Buraco do Sumo
|

Calçada Romana
|
 Cornos do Diabo, vistos da calçada
|
- Acesso pela Srª do Desterro São Romão, (cerca de 2500metros), estacionar junto à ponte Romana em N 40° 23.695 W 007° 41.678, seguir sempre o trilho existente, junto ao canal de água até à Câmara de carga. Depois suba as escadas existentes e continue seguindo o canal de água até ao fim. O canal termina nos Cornos do Diabo, deve atravessar a pequena represa e subir ao cimo dos cornos e apreciar as vistas, depois seguir encosta acima sempre a direito transpondo os socalcos existentes, até encontrar a calçada romana e seguir as coordenadas até ao buraco do sumo.
Canal de Água
|
Cornos do Diabo |
 Represa
|
CACHE
A cache encontra-se um pouco mais a cima do buraco do sumo. Ver spoiler. Contactem se precisarem de ajuda. 918958076 - 964287732
|
|