Skip to content

T.P 1899 Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 3/9/2011
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Breve Historial



A sede da freguesia da Barreira situa-se a 6,4 quilómetros de Leiria, sede concelho e Distrito do mesmo nome. A sua área é de 14 quilómetros quadrados e é delimitada pelas freguesias de Azoia, Cortes, Golpilheira, Leiria e Parceiros.

O melhor acesso para chegar até à Freguesia são as vias auto-estrada 1 (A1), auto-estrada 8 (A8) e o Itinerário Complementar 2 (IC2).

A mais arcaica povoação formou-se em torno de uma pequena Ermida, construída em 1534, da invocação do Santíssimo Salvador do Mundo.

No despontar do século XVII (1602), o Bispo D. Pedro de Castilho ordenou a construção de um novo Templo, tendo em conta, entre outros factos, o das reduzidas dimensões do primeiro, insuficientes para acolher o número de fiéis.

Em inícios do século XVIII, Barreira integrava a freguesia de S. Pedro, tendo transitado para a de Nossa Senhora da Gaiola das Cortes, em 1713, ficando alguns lugares na primeira, tais como Telheiro e Quinta da Cortiça.

No ano de 1738, através da intervenção do Bispo D. Álvaro de Abranches, Barreira foi elevada à categoria de Freguesia e recuperou os povoados anteriormente referidos.

Actualmente, a Freguesia é constituída pelos seguintes lugares: Andreus; Barreira; Cantomilo; Carvalhinha; Casal da Cortiça; Casal da Mourã; Casal Galego; Casal Mil Homens; Casal Pinheiro; Chão Direito; Cruz da Areia; Colipo; Cumeira; Hortas; Lourais; Marvila; Mourã; Palheirinhos; Pinhal Verde; Quinta do Retiro; Sobral e Telheiro.

Pinho Leal, na obra Portugal Antigo e Moderno, explica a origem do topónimo Barreira escrevendo que está “situada em terreno acidentado e fértil, tem pedreiras de pedra calcária e boa argila para loiça, que é o que lhe deu nome”.

Barreira orgulha-se das personalidades que, tendo nascido ou vivido no seio das suas terras, deram um importante contributo para o desenvolvimento da Freguesia e para o bem-estar da população, de que são veneráveis exemplos como D. António Antunes, Bispo-conde de Coimbra, António Carlos da Costa Guerra, Visconde da Barreira e o General Oliveira Simões.

Figura prestigiosa da igreja, D. António Antunes frequentou os Seminários de Leiria e Coimbra, e foi ordenado presbítero a 17 de Julho de 1898. Cinco anos mais tarde, concluiu o seu doutoramento em Teologia, na Universidade Gregoriana de Roma. Posteriormente, exerceu o magistério no Seminário de Coimbra, tendo sido nomeado cónego da Sé daquela Cidade, em 1915.

Eleito bispo titular de Ritima e bispo auxiliar de Coimbra, a 12 de Outubro de 1919, a sua sagração teve lugar no dia 27 de Dezembro do mesmo ano. Em 13 de Junho de 1924, recebeu a nomeação de bispo coadjutor e futuro sucessor de D. Manuel Luís Coelho da Silva, e por sua morte, no dia 1 de Março de 1936, D. António Antunes ficou sendo Bispo-conde de Coimbra.

Vale sempre a pena recordar as histórias e as lendas que povoam o colectivo de uma comunidade, porque dão consciência a um passado comum, criando indestrutíveis laços de identidade e união entre as consciências individuais. Assim sucede neste Freguesia, onde a Lenda da Mourã perpassa de geração em geração, transmitida e conservada como importante legado cultural e histórico que é.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cache

A cache encontra-se na entrada de uma gruta que a muito esquecida e um marco na história da minha terra, gruta do ano 1899 situada perto da antiga Estrada Real da Mala-Posta via de comunicação ligou durante anos as duas maiores cidades de Portugal, Lisboa e o Porto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Frthr n yvaun dhr gr qn ivqn cnen b tm rapbagenerf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)