Esta geocache pertence ao projecto SUBIDA DA PENA AMARELA, que é composto por: O sol da vida, O despertar da mente, O princípio da incerteza, A vontade eterna, A percepção do efémero, A passagem, O equilíbrio da rotina, O refúgio da memória, A singularidade do tempo, A queda de Sonho e A contemplação da lua.
Pretende-se que o percurso reflicta a viagem de uma vida, desde o nascimento até ao desejo de eternidade. Trata-se de uma viagem de sentidos, entre o sol e a lua; um caminhar em si próprio que visa a superação da pessoa que julgam ser.
A CONTEMPLAÇÃO DA LUA

Quer se viva em «passeio na guerra ou com um papel principal numa cela», o caminho leva-nos a um mar de contemplações daquilo que fomos, daquilo somos e daquilo que ainda almejamos ser, num ciclo infinito de vida.
A cache
Para chegarem a esta cache não precisarão de realizar o percurso completo. Bastará aceder, a partir do estacionamento, ao miradouro da cascata da Pena Amarela. Provisoriamente, a cache tem apenas um ponto, que corresponde ao final, junto ao miradouro. Poderão então medir a vontade de descer à cascata e/ou continuar pelo percurso.
Mais de uma década depois da colocação das caches, no contexto da realização de provas de ultra trail, foi aberto um trilho pela parte superior do vale da Pena Amarela. Desta forma, o acesso às caches ficou menos difícil (à exceção d’A queda de Sonho). Assim, caso o objetivo seja percorrer apenas a parte superior, recomendamos o percurso circular pelas Goelas do Mundo. Ver/descarregar o trilho aqui.
Apesar de limpo, o percurso não está sinalizado. Trata-se de uma caminhada técnica de montanha, com dificuldade elevada, e sugere-se que sejam tomados os cuidados habituais neste contexto, nomeadamente a nível de calçado, roupa e alimentação.
Em relação à parte inferior do vale (após a cache A passagem), mantêm-se as dificuldades de acesso e recomenda-se que o percurso seja realizado por canyoning.
Desfrutem do local e protejam a Natureza!