Desde Março 2012, o Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, está totalmente dedicado ao vôos de companhias Low-Costs. No seu inicio, a 1 de Agosto de 2007, as partidas domésticas do Aeroporto de Lisboa passaram a fazer-se no novo Terminal 2.
Os passageiros com origem em Lisboa e destino para qualquer um dos aeroportos do território nacional – Faro, Porto, Bragança, Vila Real, Madeira e Açores – passaram a embarcar, a partir daquela data, no novo Terminal 2.
O acesso ao Terminal 2 (T2) faz-se através de um arruamento localizado na Alameda das Comunidades Portuguesas, próximo da actual zona de Partidas do Aeroporto de Lisboa. Não existindo zonas de estacionamento disponíveis junto ao T2, apenas é permitida a largada de passageiros que se desloquem de táxi, em autocarros de turismo ou que sejam transportados em viaturas particulares.
Os passageiros que vão embarcar no T2 e que cheguem ao aeroporto em viatura própria podem deixar a mesma nos parques de estacionamento do terminal principal ou utilizar o serviço que disponibiliza a recolha e estacionamento das viaturas.
Outra alternativa de acesso ao T2 é através do terminal principal, a partir do qual estão disponíveis shuttles permanentes e gratuitos entre a zona de partidas do terminal principal e o T2, bem como entre os parques de estacionamento (P5, P4 e P3) e o novo terminal.
Numa primeira fase, o T2 funciona exclusivamente para partidas, pelo que as chegadas de voos domésticos continuam a processar-se através do terminal principal.
O Ministério das Obras Públicas pretendia que o Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa passe a ser exclusivo de companhias low cost a partir do Inverno 2011/12. Os embarques domésticos devem passar a ser operados na gare principal.
“Uma vez terminada a sua função temporária [do terminal 2], está prevista a sua utilização para embarques simplificados de voos de rotação rápida, havendo transportadoras, incluindo low cost, interessadas na respectiva utilização, a partir do Inverno 2011/12". E ai está a sua utilização para um melhor serviço aeroportuário.