Skip to content

Senhora da Esperança Traditional Cache

This cache has been archived.

jsousa40: Quero agradecer a todos que por aqui passaram.

O local fica livre.

Obrigado Jsousa40

More
Hidden : 04/02/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Santuário de Nossa Senhora da Esperança

Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us


Implantado num local ligeiramente elevado, ao qual se acede através de uma pequena escadaria, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança remonta à primeira metade do século XVIII, e é fruto da vontade de um dos irmãos da Irmandade, que encarregou o seu sobrinho, o cónego Luís Bandeira Galvão, de edificar esta capela, de dimensões superiores à primitiva, em terrenos de que era proprietário (SOUSA, 1991, p. 95). É a sepultura armoreada deste cónego, falecido em 1776, que se encontra na capela-mor, com a seguinte inscrição: SEPVLTVRA / DE LUIS BÃNDEI / RA GALVÃO IN / DIGNO ESCRA / VO DE MARIA /SSMÃ, SUBTI / TULO A SPE. / OBIIT ANNO / 1776.
A fachada da igreja, é aberta por um arco em asa de cesto de acesso á galilé, a que se sobrepõe uma janela de sacada com frontão triangular que interrompe a base do tímpano de remate do alçado. Na empena encontra-se a cruz, flanqueada por dois pináculos, no prolongamento das pilastras dos cunhais. Num plano mais recuado, a torre divide-se em três registos, o primeiro dos quais prolonga o entablamento do alçado.
Ainda na galilé, conserva-se o revestimento de azulejos de padrão de fabrico de Coimbra, com figurações diversas - pessoas, barcos, flores, casas, aves, querubins, etc. Já no interior da capela, o coro alto separa-se da nave através de uma balaustrada, situada sobre a porta de entrada. Aqui, ganha especial relevância o órgão, datado de 1768 e executado por Francisco António Solha.
As paredes da nave são revestidas por um silhar de azulejo, assinado por Teotónio dos Santos, e que representam cenas de cariz não religioso, como caçadas, concertos, uma batalha naval, lavadeiras, etc. A justificação para a presença deste género de figurações no interior de espaços sagrados permanece, ainda hoje, por esclarecer, embora alguns autores tenham já adiantado leituras relacionadas com a efemeridade da vida e a vanitas (PAIS, 1999, p. 101 - Alexandre Nobre PAIS, "O "Theatro Moral de la Vida Humana" no Convento de São Francisco da Bahia", Oceanos, - Azulejos Portugal e Brasil, Lisboa, CNCDP, n.º 36/37, Outubro 1998 / Março 1999, p. 101.). Pintor activo na primeira metade do século XVIII, Teotónio dos Santos foi discípulo de António de Oliveira Bernardes e estabeleceu uma espécie de "ponte" entre a época dos Grandes Mestres e a da Grande Produção Joanina (MECO, 1989, p. 442). Este conjunto, do qual fazem parte ainda os painéis da capela-mor (de temática idêntica), devem ser enquadrados na segunda fase da sua carreira (1720-30), época em que desenvolveu trabalhos de superior qualidade (IDEM, Ibidem).
O tecto da nave, em abóbada de berço de madeira, apresenta pinturas de motivos sagrados, e o da capela-mor, em caixotões policromados com motivos vegetalistas; ambos pintados por Pascoal Parente, em 1763 (SOUSA, 1991, p. 96). Também o arco triunfal exibe pintura mural, e é ladeado por altares de talha dourada, de estilo nacional, tal como o púlpito e o retábulo-mor.
Por fim, a sacristia apresenta um arcaz, sobre o qual se encontram pinturas representando episódios da vida da Virgem, e os azulejos ilustram a Última Ceia e a Entrada de Cristo em Jerusalém.
(Rosário Carvalho)


Para poderem visitar o seu interior que é magnifico devem fazer esta cache no seguinte horário :

Uploaded with ImageShack.us

Levem algo para escrever e deixem tudo como encontraram.

Additional Hints (Decrypt)

Whagb byvirven

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)