Skip to content

IGREJA DE S.BARTOLOMEU - [CASTANHEIRA DO RIBATEJO] Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá ZManny,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/8/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


IGREJA DE S.BARTOLOMEU, da CASTANHEIRA DO RIBATEJO

Uma jóia da Renascença

A Igreja Matriz da Castanheira do Ribatejo, foi mandada construir por D.António de Ataíde (1º conde da Castanheira do Ribatejo) em 1534, no local onde anos antes havia ruído a primitiva Igreja, por via de um terramoto.
A Igreja é quinhentista com traço firme do estilo renascença, como o atesta o pórtico principal de entrada e o arco triunfal de acesso ao altar-mor. O pórtico principal possui duas colunas em forma de fustes estriados e o arco é de volta perfeita; a encimá-lo estão esculturas formando medalhões ao fino gosto de Nicolau Chanterenne, o introdutor do estilo renascença, em Portugal. Ainda por cima do pórtico, e entre este e a janela gradeada, encontramos o brasão dos Ataídes.
A altaneira e magnífica Torre sineira é ornada por coruchéu, estilo barroco tardio. Na fachada lateral esquerda, do lado desta torre sineira e a meio do corpo exterior da Igreja, presenciamos uma outra porta renascentista.
O interior da Igreja recebe a luz solar através de janelões de fresta chanfrada formando ogivas para o exterior, possibilitando deduzir-se que as paredes mestras em pedra desta Igreja possuem uma espessura ou largura de construção de cerca de 1,20 m.
Na parede voltada a sul há quatro janelões; um deles parcialmente tapado pelo encosto do altar interior do lado direito; o outro totalmente fechado, na parte inferior da parede. Na parede exterior voltada a norte, existem dois janelões do mesmo tipo e ao centro na base inferior a porta lateral renascentista, já atrás referida. No flanco esquerdo, junto à torre sineira, discortinam-se mais dois janelões de menor dimensão, e numa posição de altura de cave, a porta de acesso à cripta desta Igreja. Há ainda para observar, quatro gárgulas do telhado, com formas aproximadas de corpo frontal de animais (carneiro, cão e talvez ave de rapina), que são pedras trabalhadas numa escultura grotesca.

O corpo exterior da Igreja está reforçado com quatro colunas de reforço (duas de cada lado) dando assim consistência à construção para suportar tremores de terra.
No inquérito das Memórias Paroquiais à vila da Castanheira, de 4 de Setembro de 1759, ficou a saber-se que no terramoto de 1755, a igreja ficou apenas com as paredes levantadas.
Tudo leva a crer que a Igreja, possuia, antes desse terramoto, uma abóboda que ficou destruída, e que a mesma era formada por nervuras, do tipo estrelato, tal como D.António de Ataíde, mandava construir em todos os templos onde ele era Senhorio; a Igreja patenteia, ainda, as mísulas de descarga da abóboda. A cripta desta Igreja, mantém e conserva o mesmo tipo de tectos, com arcos cruzados, dessa época quinhentista. As duas pias de água benta e o púlpito são de estilo renascença, embora este último que se revela em cinco calotes triângulares de um poliedro octogonal, tenha traço de gótico tardio.
Há também, dois interessantes confissionários, nas paredes laterais e opostos, numa bem imaginada concepção, porque estão encastrados nas paredes e ornados no friso de alvenaria com discretos losangos trabalhados na pedra. A pia baptismal, situada logo à entrada da Igreja, do lado esquerdo, é também uma obra perfeita e bem desenhada em estilo renascença.
O altar-mor é de extraordinária beleza, com retábulo de grossas colunas torças, cuja talha dourada é profusamente decorada com motivos de frutos e aves. Ao centro do altar está o magnífico sacrário de grandes dimensões, uma autêntica jóia de arte plena de criatividade individualista. Na sua rectaguarda e em posição ligeiramente superior encontra-se a magestosa Imagem da Imaculada Conceição e no topo do pedestal, de raro desenho artístico, está instalado Cristo crucificado. São do século XVIII, outras duas obras de grande valor arquitectónico: os dois altares laterais, de consideráveis dimensões: do lado direito, um altar em pedra que apresenta um retábulo em talha enquadrando uma tela com figuras de alminhas e com os arcanjos S.Miguel, S.Gabriel e S.Rafael; neste altar podemos ainda contemplar, ao centro, Cristo crucificado, e lateralmente as Imagens de S.Sebastião e S. Pedro. Do lado esquerdo, um outro altar em alvenaria pintada, com retábulo, também em talha que enquadra uma Imagem de Nª Sª e o Menino e que muitos entendidos consideram ser Santa Ana e a Virgem (Mãe da Virgem Nª Senhora). Neste altar está a Imagem do orago desta Igreja: S. Bartolomeu. Afixado e ocupando o interior deste altar, na sua parede, há um Cristo crucificado, que é um invulgar e delicado trabalho em chapa de cobre, recortada e pintada.
Há mais uma outra valiosíssima Imagem, que não ocupa lugar fixo. É a Imagem de S.João Baptista, que faz parte da Capelinha deste Santo, situada junto à Estrada Nacional, Imagem essa, a mais representativa das gloriosas festas de S.João, da Castanheira, cujo andor sai dessa Capelinha para a Igreja Matriz e de novo regressa àquela.

Outro valioso património artístico do interior desta Igreja, é todo o seu conjunto de azulejaria. As paredes da área do altar-mor, nas suas totais superfícies, estão forradas com azulejos de tipo tapete, do século XVII, que sobem até ao tecto de masseira, ricamente decorado com pinturas místicas ou de caracter bíblico. As paredes de toda a nave, são forradas, mas não na totalidade das superfícies, por duas ordens de azulejos; a começar do pavimento até metro e meio de altura, estão colocados azulejos do mesmo século, em cores verde e branca, numa relativa disposição de linhas diagonais que se cruzam perpendicularmente formando quadrados de duas dimensões. A partir dessa altura e por mais uns quatro metros, as paredes estão forradas com azulejos de tipo tapete formando desenhos geométricos e com figuras de elos de cadeias e estampas de anjos. Na área de paredes, junto à porta de entrada, os azulejos não sobem à mesma altura, portanto quedam-se por uma altura inferior, devido ao facto, assim julgamos, de em tempos essa área corresponder à zona de fixação do Coro desta Igreja, no qual existia um órgão de considerável valor.
Todo o pavimento desta Igreja é em pedra e mosaico. O assento em pedra é, quase na totalidade, constituído por grandes lages com inscrições que correspondem a lápides de túmulos de distintas pessoas e famílias que haviam sido sepultadas na Igreja que antecedeu esta.

CACHE

Para encontrar a cache não é preciso entrar dentro da igreja, mas sugiro uma visita ao interior pois é muito bonita.

Não tem material para escrever, mas tem logbook.
Cuidado com os muggles.
Por favor deixem tudo como encontraram, e não tirem fotos do local exacto da cache.

-------

A jewel of the Renaissance

The Church of Castanheira do Ribatejo, was built by D.Antonio de Ataíde (first Count of Castanheira do Ribatejo) in 1534, at the site had collapsed years before the early church, by an earthquake.
The church is sixteenth century with strong dash of renaissance, as evidenced by the main entrance of the triumphal arch entrance and access to the main altar. The main entrance has two columns in the form of fluted shafts and arch is perfect lap, it tops the sculptures are forming the thin medallions Chanterenne like Nicholas, who introduced the Renaissance style in Portugal. On top of the porch, and between this and the barred window, find the coat of Ataídes.
The lofty and magnificent bell tower is decorated by spire, the baroque. In the front left side, the side of this bell tower and through the body outside the Church, we witness another renaissance door.
The interior of the Church receives sunlight through glass panes of beveled hole forming warheads to the outside, allowing deduced that the main walls in stone of this church have a thickness or width of the construction of about 1.20 m.
On the wall facing the south there are four large windows, one of them partially obscured by the back of the altar inside the right side and the other totally closed at the bottom of the wall. On the outer wall facing the north, there are two large windows of the same type and center at the base below the side door, Renaissance, already mentioned. On the left flank, near the bell tower, discortinam two more smaller glass panes, and a position of height of the basement, the door to the crypt of this church. There has to observe four gargoyles from the roof, with approximate forms of body frontal animals (sheep, dog and maybe a bird of prey) which are worked in a stone carving grotesque.
The outer body of the Church is strengthened with four columns of reinforcement (two on each side) thus giving consistency to the building to withstand earthquakes.
Parish Memories of the investigation to the village of Chestnut, 4 September 1759, it is understood that in the 1755 earthquake, the church was left with only the walls raised.
Everything suggests that the Church had, before this earthquake, a dome that was destroyed, and that it was formed by ribs, kind of stardom, as Don Antonio de Athayde, ordered to build in all the temples where it was landlord, the Church patent, yet, the corbels of discharge of the dome. The crypt of the Church, maintains and preserves the same type of ceilings, arched cross-sixteenth of that era. The two holy water fonts and the pulpit is a renaissance, although the latter revealed in five caps a triangular polyhedron octagonal, has traces of late Gothic.
There are also two interesting confessional, and opposite side walls, a well thought out design, because they are embedded in the walls and ornate frieze of brick with discreet diamonds crafted in stone.
The baptismal font, placed at the entrance of the church on the left side, is also a perfect work and well designed in Renaissance style.
The altar is of extraordinary beauty, with an altar in thick columns twist, which is lavishly gilt decorated with fruit and birds. At the center of the altar is the magnificent shrine of large dimensions, a jewel of art full of individualistic creativity. At its rear position and slightly above is the majestic image of the Immaculate Conception and the top of the pedestal, a rare artistic design, is installed crucified Christ. Are of the eighteenth century, two other works of great architectural value: the two side altars, of considerable size: the right side, a stone altar that presents a golden one framing a screen with pictures of shrines and the archangels Michael S. , St. Gabriel and St. Raphael, in which we can still see the altar at the center, Christ crucified, and laterally Images of St. Sebastian and St. Peter. On the left, another altar painted masonry, with an altar, also carved an image that falls Its appeal and the Child and that many consider to be understood in Santa Ana and Virgo (the Virgin Mother N ª Senhora). On this altar is the image of the patron saint of this church: S. Bartholomew. Posted and occupying the interior of the altar, on your wall, there is a crucified Christ, which is an unusual and delicate work in copper plate, trimmed and painted.
There is yet another valuable picture, which occupies no fixed place. It is the image of St. John the Baptist, which is part of this Holy Chapel, located along the national road, this picture, the most representative of the glorious feast of St. John, the Chestnut, whose leaves float to the Chapel of the Church and back to that again.
Another valuable artistic heritage of the interior of this church, is your whole set of tiles. The walls of the main altar area, its total area, are lined with carpet tile type, the seventeenth century, which rise up to the roof trough, richly decorated with paintings of mythical or biblical character. The walls of the entire ship, are covered, but not the entire area, for two sets of tiles; starting from the deck to five feet tall, are placed tiles of the same century, in green and white, on a provision diagonal lines that intersect at right angles forming square of two dimensions. Since then and for another four meters, the walls are covered with carpet tiles type forming geometric designs and figures of chain links and prints of angels. In the wall near the entrance, the tiles do not rise to the same height, then downed by a lower height, because, well think of times in this area match the area of ??attachment of the Choir of the Church, in which there was an organ of considerable value.
The entire floor of this church is of stone and mosaic. The stone seat is almost entirely composed of large slabs with inscriptions matching headstones of graves of distinguished persons and families who had been buried in the church that preceded it.

CACHE

To find the cache is not necessary to enter into the church, but I suggest a visit to the interior because it is very beautiful.
It has no writing material, but has logbook.

Beware.. muggles around..
Please leave everything as found, not take pictures of the exact location of the cache.

Additional Hints (Decrypt)

Aãb é cerpvfb yrinagn-ynf cnen gveá-yn qronvkb.. -------- Lbh qbag arrq gb yvsg gurz gb gnxr ure haqre vg..

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)