Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Archived

More
<

Homenagem aos B. V. Ermesinde

A cache by TeamCP Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/17/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Bombeiros Voluntários de Ermesinde
TICO

Em 1921, um punhado de homens bons de Ermesinde, conceberam a nobre e humanitária ideia de fundar uma corporação de voluntários. Uma bomba braçal aposentada pelos municipais do Porto e dez baldes de lona foi todo o material com que iniciaram a sua obra, hoje magnífica, de bem-fazer. Dominava o País o período da I República que colhia os frutos de uma revolução social. Todo o mundo botava faladura; políticos de sobra, politiqueiros que bastava. Tempos difíceis, com as estradas péssimas, de terra batida, maquedame, que o bombeiro tinha de percorrer, vencerem e galgar. Naqueles tempos,nas habitações predominava a madeira e mais rápido deflagrava o incêndio. Os meios de o combater eram escassos, reduzidos e morosos, com minguadas possibilidades de êxito. O fogo tudo consumia: vidas, haveres! Nada poupava Um ladrão, como lhe chama o povo; um ladrão cínico, inexorável, déspota, terrível! No concelho apenas existia a Corporação de Bombeiros Voluntários de Valongo fundada a 10 de Junho de 1883. Contudo, face à distância e à má acessibilidade a geomorfologia topográfica exigia a existência de uma segunda Corporação. Não se conhece, exactamente, como terá surgido na mente dos seus fundadores, a criação da associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde Corpo de Salvação pública. Os documentos factuais não existem e a imprensa concelhia da época foi muito parca nas informações que imprimiu. No entanto, não andaremos longe da verdade se estabelecermos o sentimento de solidariedade humana como primeiro e fundamental argumento na constatação de quão útil seria ao meio, um corpo de bombeiros voluntários que nos momentos preciosos acorresse a tentar salvar os haveres dos seus patrícios.
TICO

A CACHE:

Terá de descobrir quantos foram os sócios fundadores dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Assim que descobrir quantos eram "o punhado de homens bons" e conhecer alguns pontos na cidade de Ermesinde relacionados com esta fantástica corporação...

N 41° (32 menos número de sócios fundadores).021
W 008° (Ano de colocação do busto, menos ano do 75º aniversário(está no capacete) mais 26).114 "ex: 1900-1900+26 = ??.114"

Com as coordenadas certas irá ter a um edifício muito especial para a corporação, foi a primeira "casa" dos nossos heróis, procure as coordenadas finais.

Conteúdo inicial da cache.

1 Logbook, leve algo para logar

TICO

Tente ser perspicaz e compreender a lógica da cache, é mais fácil do que parece.

Parabéns a vazbacelar pelo FTF.

Additional Hints (No hints available.)