Árvore de interesse público
Esta magnífica árvore é um pinheiro bravo com 180 anos de idade, tem 31 metros de altura, 0,71 metros de diâmetro e 2,22 metros de perímetro. Quando estiverem lá apreciem bem este pinheiro especial que já passou 180 Natais sem ser cortado e resistiu também ao mesmo número de Invernos.
O pinheiro bravo predomina no centro e norte de Portugal e de acordo com o inventário florestal mais recente, ocupa 710 600ha de povoamentos florestais.
No litoral, começou por ser a espécie que melhor se adaptou ás areias, tendo-se iniciado no reinado de D. Dinis (1279-1325) a sua expansão, visando fundamentalmente a fixação das areias móveis e a construção naval.
A partir de 1805 continuou-se definitivamente a arborização das areias do litoral, a qual terminou no âmbito do Plano de Povoamento Florestal de 1938.
Nas Matas Nacionais do litoral o pinheiro é a espécie florestal omnipresente, renovada por cortes finais quando atinge a idade adulta a que se seguem a sementeira de novo pinhal, as limpezas e os desbastes, através de uma gestão florestal que se pretende seja sustentável e tecnicamente adequada.
Alguns pinheiros pela sua forma, idade e dimensão, justificam que sejam preservados, respeitados e apreciados, como acontece com esta árvore do Talhão 274 da Mata Nacional de Leiria, com 180 anos de idade em 2010 (D.R. nº 157, II série de 10/07/2000) como árvore de interesse público.
A Mata Nacional de Leiria e as restantes Matas do litoral, constituem no conjunto uma mancha florestal de extrema importância, pelos valores ambientais, de conservação, produção e paisagísticos, que disponibilizam, que as populações utilizam e usufruem, ocupando aqui uma boa parte dos seus tempos livres.
A importância económica do pinheiro bravo advém da múltipla utilização do seu lenho, designadamente em trituração para utilização diversa, esteios, postes e serração, sendo uma madeira muito utilizada na construção civil e mobiliário.
De referir ainda a produção de resina, cujos derivados têm múltiplas utilizações nas industrias química, alimentar, farmacêutica, construção civil e outras.
Para além destes bens acresce ainda o sequestro do carbono, bem como a formação de um ecossistema valiosíssimo , diversificado e multifuncional, onde o pinheiro bravo é componente muito importante.
Para chegar à cache usem as coordenadas do ponto de acesso (N 39° 45.205 W 008° 58.536), que é o início de um caminho de terra. Vão até onde acharem que podem com o vosso meio de transporte e depois têm de ir a pé. Do ponto de acesso até à cache são cerca de 1100 metros.
Por favor respeitem a natureza e não destruam a vegetação nem sujem, deixem tudo como encontraram ou melhor!
A cache contém os objectos do costume e um TB para o FTF!