Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
<

Homenagem ao Comendador Libânio Vaz Serra

A cache by Bonjardim Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/10/2011
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Homenagem ao Comendador Libânio Vaz Serra

Esta cache vai leva-lo ao fontanário centenário, onde se localiza o busto do Comendador Libânio Vaz Serra.

O Comendador Libânio Vaz Serra nasceu a 16 de Fevereiro de 1891, no lugar de Matos do Pampilhal, freguesia de Cernache do Bonjardim.

De origem humilde, emigrou aos 16 anos. Após alguns meses de permanência em S. Tomé e Príncipe fixou-se na ilha de Fernão Pó (Fernando Pó), hoje denominada Bioko, na antiga Guiné espanhola, actualmente Guiné Equatorial ou República da Guiné Equatorial.

Por motivo de doença, regressou à sua terra natal. Em 1925 casou com Maria Celeste Lemos Vaz Serra. Deste casamento nasceram sete filhos.

A obra de Fernão Pó continuou, mais tarde com a ajuda de alguns filhos, e tornou-se a quarta maior exploração agrícola da ilha. Neste local, Libânio Vaz Serra construiu um pequeno hospital, baptizado com o nome da sua esposa, para atender aos problemas de saúde dos seus empregados e alojou os seus trabalhadores em moradias condignas.

Libânio Vaz Serra começou a trabalhar nas propriedades de um conterrâneo. Algum tempo depois, por discordar dos métodos de produção, saiu e decidiu tornar-se empresário, exercendo várias actividades.

Mais tarde, adquiriu a sua primeira propriedade recorrendo ao empréstimo. Seguiram-se outras aquisições dando origem a um monopólio designado por Exploraciones Agrícolas Fernando Pó SA, que se estendia por 1200 hectares (cacau; café; etc.) tudo produtos destinados à exportação.

Em poucos anos, empregava centenas de trabalhadores, inclusive mão-de-obra da Nigéria, e modernizava os métodos tradicionais de produção.

Por volta de 1927, o comendador fixou-se definitivamente em Cernache do Bonjardim e continuou a sua actuação empreendedora. Financiou a criação de um clube de futebol (1948). Devido à falta de meios do clube, empregou todos os jogadores numa das suas empresas. Nasceu o Grupo Desportivo Viação de Sernache, actualmente Grupo Desportivo Vitória de Sernache. Fundou o Instituto Vaz Serra (1950). Edificou diversas empresas: Companhia de Viação de Cernache Lda. ; Bonjuma SARL; Serração de Madeiras; Casa Agrícola Libânio Vaz Serra, que exportava vinho e azeite; Moagem de Farinha. Investiu em propriedades florestais e na produção de resinas.

Doou terrenos necessários à construção da Casa do Povo e ao Quartel da GNR. Subscreveu a construção do quartel dos bombeiros da Sertã, além de outros empreendimentos dentro e fora do concelho.

Durante a guerra civil espanhola (1936-1939) colaborou no financiamento da importação de cereais para alimentar a população espanhola e prestou auxílio financeiro a refugiados espanhóis.

A sua benemerência sentia-se também nas inundações que assolaram as cidades de Valência, Sevilha e Barcelona. O Governo espanhol agraciou Libânio Vaz Serra a 11 de Março de 1943 com a Comenda da Ordem do Mérito Civil.

Em 1956, a pedido das autoridades espanholas, construiu em Fernão Pó, na cidade de San Francisco, trinta e seis edifícios destinados à habitação e comércio.

Ao longo da vida, Libânio Vaz Serra estendeu as acções beneméritas a inúmeras pessoas, obras e instituições. A sua diversificada actividade empresarial contribuíram decisiva e inesperadamente para o desenvolvimento de Fernando Pó e da sua terra natal. Faleceu em Cernache do Bonjardim a 9 de Novembro de 1971 vítima de broncopneumonia.

No seu testamento legou muitos donativos a pobres e diversas instituições. A vida cernachense, com a colaboração da Junta de Freguesia prestou-lhe homenagem a 27 de Abril de 1998, com a inauguração de um busto, junto da fonte centenária.

A cache é de tamanho micro onde contem um livro de registos e material de escrita.

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

' Noevtn-gr, frthr b zheb znvf nygb ngé nb svz qb r byun cnen pvzn '

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

236 Logged Visits

Found it 204     Didn't find it 14     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 8     Owner Maintenance 4     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.