
Passado - O Comboio 
Foi integrada desde 1875 na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão (“Linha da Póvoa”) . Alguns anos mais tarde vai ganhar uma elevada importância no aspeto ferroviário, ao transformar-se no entroncamento da Linha da Póvoa com a Linha de Famalicão, onde chegará em 1881. Em 1884 surge ainda uma nova linha, o Ramal de Matosinhos, que ligava as pedreiras de S. Gens a Matosinhos para transporte da pedra usada na construção do porto artificial de Leixões; este ramal viria a ser utilizado de resto para o transporte de passageiros até 1965.
A 28 de abril de 2001 o troço de caminho-de-ferro entre a Trindade e Senhora da Hora assim como o edifício principal da estação encerraram ao público, (tendo a gare sido transportada 50 metros para norte no local onde se situa atualmente o a entrada do túnel rodoviário), para reconversão em bitola internacional para futura exploração a cargo da Metro do Porto. O restante traçado (linhas da CP para a Póvoa de Varzim e para Guimarães), também entregue à mesma empresa, só foi encerrado a 23 de Fevereiro de 2002.
Indicador de destino na Estação de Senhora da Hora

Presente - O metro do Porto 
Já no século XXI, entre 2001 e 2002, a estação foi remodelada e tornou-se numa das principais estações do Metro do Porto; no edifício principal foram colocadas a Loja Andante, nas antigas bilheteiras e uma sala das máquinas e uma sala de convívio e descanso para os maquinistas, no resto do edifício. O velho barracão de madeira das mercadorias viria a arder em Março de 2007.
A atual estação do metro situa-se a 250 metros do antigo edifício, tendo três vias de circulação e dois pequenos e obsoletos abrigos. É umas das 10 estações mais frequentadas da rede de metro. Está previsto a colocação de uma cobertura transparente sobre os atuais cais de embarque e a possibilidade do enterramento da estação.
Atualmente é servida por 5 linhas de metropolitano: a Linha A,B,C,E e F. Sendo que a linha F que faz nesta estação o seu término norte.
A Cache
Em homenagem a algo do passado que permaneceu com os avanços do tempo a cache encontra-se nas imediações da estação da Senhora da Hora.
Contem um logbook, tragam algo para escrever.