Skip to content

Os Perseguidos - Almada Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 6/28/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


As coordenadas desta cache encaminham-vos para a Praça Movimento das Forças Armadas (MFA).
Inicialmente denominada Praça da Renovação, foi construída como remate e rotunda de distribuição do eixo das avenidas centrais - D. Afonso Henriques e D. Nuno Álvares Pereira - previstas no Plano Parcial de Urbanização de Almada (1947).
Perto do Tribunal, da nova Igreja, do mercado e das primeiras escolas de ensino secundário, foram construídos prédios de três pisos destinados sobretudo à classe média, com comércio, serviços e esplanadas.
Os cafés Dragão Vermelho e Central foram durante várias gerações espaço de tertúlias, convívio e formação. Ainda hoje podemos desfrutar da sua esplanada.
Em 1974 foi designada Praça do MFA e, em 1979, recebeu, por iniciativa da Câmara, o conjunto escultórico Os Perseguidos, da autoria de Anjos Teixeira, como reacção à farsa eleitoral marcelista de 69 e em homenagem às vítimas do fascismo. É aqui que culmina o desfile do movimento associativo e as comemorações do 25 de Abril.
A partir de 2007 a Câmara de Almada promoveu um novo arranjo paisagístico da praça, na sequência da construção do Metro de Superfície. Assim, a estátua perdeu a sua localização central na rotunda, passando a encontrar-se lateralmente, voltada para a Rua …. .
O design simplista e com linha rectas da nova rotunda permitem evidenciar ainda mais a beleza da estátua. Ainda que esta obra tenha sido altamente polémica, e no geral os habitantes de Almada considerem que a praça ficou descaracterizada, é inegável o melhoramento das condições de deslocamento que o metro representa para os almadenses “apeados”.
Parece-nos, como Almadenses adoptados, que a câmara tentou modernizar a cidade, tornando-a mais luminosa, mais segura e mais acessível preservando os marcos mais importantes que compunham a Cidade antiga. Como a estátua d’ Os Perseguidos.
O escultor Anjos Teixeira (Paris, 1908 - Sintra, 1997) Desde 1924 que colabora com o seu pai, Mestre Artur Gaspar dos Anjos Teixeira. Conclui o Curso Superior de Escultura (1948) e frequenta a Faculdade de Letras de Lisboa (1952-1953), onde conclui o Curso de Ciências Pedagógicas, seguido de um estágio de Admissão ao Ensino Técnico.
Expõe durante vários anos na SNBA, onde recebe diversas distinções, presidindo à mesma instituição até ao seu encerramento pela PIDE (1952). Lecciona Modelação e Desenho na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Aos 51 anos vai para o Funchal onde é professor de Escultura na Academia de Música e Belas-Artes, entidade que vem depois a dirigir, exercendo uma notável acção sócio-cultural.
Desenvolve também actividade jornalística no “Diário de Notícias da Madeira”, como crítico de Teatro, Dança e Música. Tem inúmeros trabalhos de escultura no país e no estrangeiro.
fonte http://www.almadadigital.pt
A cache Esta cache foi colocada para comemorar o nosso 4o mês a morar em Almada!
Contem material de escrita e Logbook. Não tem dimensões que permitam trocas de objectos, a menos que tenham uma espessura reduzida.
Tenham cuidado com o trânsito - a zona é semi-pedonal,mas passam frequentemente autocarros.
Cuidado também com os estacionamentos, para não levarem uma recordação juntamente com a cache.
Não se deixem atropelar pelo metro!
Divirtam-se muito!!

ThemegaLaliz e Renato_

Additional Hints (No hints available.)