Assalto aos Fortes - Castelo de São Sebastião Traditional Geocache
Assalto aos Fortes - Castelo de São Sebastião
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Cache inserida num projecto que tem como objectivo a divulgação dos fortes da Ilha Terceira.
-
Castelo de São Sebastião, conhecido também como Castelinho, situa-se no centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, mais concretamente acima do Porto de Pipas, o qual tem no seu interior uma infra-estrutura turística, que faz parte das Pousadas de Portugal.
História:
O castelo de S. Sebastião encontra-se a Este do porto de Angra do Heroísmo, e faz frente às fortificações circundantes do Monte Brasil. O plano do castelo é irregular pois segue a forma natural do terreno em que está erguido.
Tem a forma de um quadrado irregular. No seu interior encontra-se uma praça a qual se comunica através de uma ponte estreita sobre arcos de pedra.
A fortificação tem acesso pelo caminho de cima, ou seja este que se encontra até a entrada principal, ou, pelo varadouro junto ao barracão pertencente à alfândega de Angra.
Esta fortificação foi construída por ordenação de El-Rei D. Sebastião, como se conhece na sua carta régia dirigida à câmara de Angra do Heroísmo a 4 de Julho de 1572.
Não se sabe o ano exacto em que começaram a sua construção, mas é certo que já estava aprontada em 1580, tendo possuído o nome do rei que o mandou edificar.
A que fim foi destinado a sua
construção?
O castelo de S. Sebastião foi construído com a finalidade de defender a entrada na baía de Angra e na costa Este da mesma.
Papel que passou a desempenhar com mais eficácia após a construção dos fortes constituintes da orla oeste do Monte Brasil com o qual combina fogos.
A defesa da baía de Angra era importantíssima, pois os barcos que vinham das rotas da Índia e do Brasil, com metais preciosos e especiarias,
utilizavam o ancoradouro de Angra como local de estalagem aquando da sua ida para o reino de Portugal.
Historia deste forte no séc. XX
No contexto da Segunda Guerra Mundial, a partir de 1943 mais propriamente, as instalações do Forte de S. Sebastião foram ocupadas por soldados britânicos.
O oficial Santos Costa, veio à Ilha Terceira por diversas vezes para negociar a permanência dos mesmos em solo Terceirense. Este mesmo oficial ficou sensibilizado com a degradação do antigo forte que promoveu a reparação geral das muralhas circundantes do forte.
Mais tarde acabou por servir de Capitania do Porto de Angra do Heroísmo e mais recentemente de posto para a Policia Marítima.
Additional Hints
(Decrypt)
An áeiber