AZGT Assalto aos Fortes - Forte das Cinco Ribeiras Traditional Geocache
AZGT Assalto aos Fortes - Forte das Cinco Ribeiras
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

Forte das Cinco Ribeiras, situa-se na freguesia com o mesmo nome, junto ao Parque de Campismo. Também no seu redor pode-se encontrar um restaurante e um pouco mais acima no caminho corrente, a Fabrica de Queijo “Vaquinha”.
Este antigo e bom forte denominado de Forte das Cinco Ribeiras, está edificado sobre a parte dominante de um pedregoso porto da freguesia das Cinco Ribeiras. Este defendia o desembarque que já de si era difícil devido às rochas que se encontram naquela baía chamada de Porto das Cinco.
Este forte foi construído durante a rija direcção do hábil governador, Ciprião de Figueiredo em 1582.
Esta fortificação foi construída para defender a ilha da invasão dos castelhanos, pois este era um dos pontos frágeis da costa sul de Angra do Heroísmo.

Porquê o nome de Cinco Ribeiras?
O povoamento da zona oeste da ilha Terceira iniciou-se nos finais do século XV, quando as terras das encostas da Serra de Santa Bárbara foram repartidas em sesmaria por João Vaz Corte-Real, então capitão do donatário em Angra. Os condicionalismos da topografia local e a carência de nascentes de água, levou a que o povoamento adoptasse ali uma marca linear, ao longo do caminho que começando de Angra se dirigia para oeste, fixando-se os povoadores nas margens das ribeiras, nas proximidades do local onde estas eram atravessadas por o caminho, pois sendo a área muito pobre em nascentes, os habitantes eram obrigados a recorrer à água das ribeiras, elas também momentâneas já que durante o Verão raramente correm.

Nesta ampla zona, que vai de São Bartolomeu dos Regatos até à Serreta, no extremo oeste da ilha, ficou assim povoada em torno das ribeiras, popularmente 'numeradas' de este para oeste, ou seja, de Angra para a Serreta, dando origem a topónimos como Cinco Ribeiras ou Doze Ribeiras
A que fim foi destinado a sua
construção?
A sua construção foi destinada pelas razoes já expostas na parte histórica do forte, e também por este ser o único existente na ponta Noroeste da Ilha Terceira.

Por ser uma zona de banhos tomo cuidado com os muglles, não ponha em causa a duração da cache.

Additional Hints
(No hints available.)