A Serra da Arrábida e seus mistérios reserva-nos algumas surpresas tais como: grutas, lapas, fontes e outros lugares, que talvez pela sua localização ou de pouco interesse publico não são divulgados, mas que não deixam de ter a sua beleza especialmente para quem gosta de aprecia a natureza.
Quero aqui propor uma viagem pelo interior do maior vale da serra da Arrábida, o Vale Longo ou Valongo como lhe queiram chamar.
Este vale estende-se desde as pedreiras da Sécil até a zona dos Picheleiros, numa grande extensão de vegetação mediterrânica a perder de vista.
Perto do GZ pode observar uma cascata que em tempos de chuva a água vai escavando a rocha formando uma marmita em baixo, daqui até ao GZ o trilho esta assinalado sendo necessário trepar um pouco, antes de lá chegar.
Esta lapa tal como outras que existem na serra, pastores e caçadores abrigavam-se das intempéries quando por ali andavam com o gado ou nas suas caçadas, ela tem pouco mais de cinco metros de comprimento, o solo é direito podendo mesmo andar de pé lá dentro, aspecto curioso é de uma abertura por cima da entrada em forma de chaminé por onde saía o fumo quando fogueavam.
Para terminar no seu interior a recompensa para qualquer geocacher.
A cache: A cache é um pequeno container redondo que se encontra no interior da lapa, a cerca de quatro a cinco metros da entrada. O terreno lá dentro é plano como já disse no texto não oferecendo qualquer perigo a sua permanência.
Material aconselhável que devem levar:
Roupa adequada, calçado aderente, água, alimentos e uma lanterna.
Para chegar até ao GZ pode seguir os pontos adicionais sugeridos.
Ficando ao seu critério encontrar outro caminho melhor para lá chegar
IMPORTANTE : NUNCA VÁ SOZINHO, Lembre-se dos perigos que podem acontecer !
Espero que se divirtam.
