Acima da aldeia de Gontães, encontra-se esta pequena capela que nos proporciona uma excelente visão panorâmica de 360º. Deliciem-se com a paisagem verdejante ao seu redor.
Aquando da colocação desta cache, não tínhamos nenhuma referência sobre esta capela. Deixamos, na altura, um pedido para que, se alguém soubesse algo sobre a mesma, nos fizesse chegar algum conteúdo relacionado com a capela.
Assim, aqui fica o texto enviado por rentomiguel (12.Março.2012):
"A capela referida no texto tem uma história bem simples, mas curiosa. Foi construída inicialmente em Vilarinho, pequena localidade da freguesia e situada a cerca de um quilómetro do local onde agora se encontra, no final de século XIX. Por iniciativa de uma família de Gontães, sobretudo da D. Maria Emília Minhava, foi transportada, pedra por pedra (previamente marcadas com um código em que cada pedra recebeu um número e uma letra). Por caminhos inexistentes, abertos pela força dos braços da população, sobretudo de Gontães, foram as pedras deslocadas, em carros de bois, sendo novamente montadas, como se de "legos" se tratasse, no belo local onde agora se encontra. Foi então dedicada a Nossa Senhora dos Outeiros (nome daquela pequena elevação) e durante alguns anos realizou-se uma festa a ela consagrada, que, entretanto, caiu em desuso."
A Cache.
Trata-se de um contentor de tamanho small, com Stashnote e Logbook. Permite troca de pequenos objectos.
É necessário levar algo com que escrever.
Tenham em atenção aos Waypoints fornecidos. Poderá haver outros acessos a considerar e que poderão proporcionar acesso directo a veículos ligeiros até mais perto do GZ da cache. Façam trabalho de casa.