Santa Catarina Mystery Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
SANTA CATARINA |
A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS PUBLICADAS!!!
O objectivo desta cache é dar a conhecer o mais um recanto existente na pequena aldeia onde eu nasci e cresci.
Lenda das malguinhas de Santa Catarina
“Num penedo muito grande que existe no sítio da Santa ou vale do Mortal entre Vale de Madeiros e a Lapa do Lobo há três covinhas com feitio de malgas muito torneadas e vistosas parecendo ser obra de exímio escultor.
A propósito das três malgas há uma lenda que como foi passando de boca e boca, geração após geração: no tempo em que as duas povoações (Vale de Madeiros e Lapa do Lobo) eram muito pequenas e formavam a sua identidade também no aspecto religioso, uma santa apareceu nas matas entre do dois povoados.
Imediatamente começou a ser disputada: ambas as povoações queriam a Santa para a sua capela. Esqueci-me de dizer que a santa não era de “carne e osso” mas sim imagem que resplandecia igual às que se costumam pôr nos altares. Tinha um brilho que resplandecia qual estrela de enorme grandeza e muito cintilante.
Acontece que na disputa pela posse da Santa imagem. Vale de Madeiros muito matreiramente levou a melhor e colocou-a na sua capela sem os Lapenses darem por isso.
Os lapenses resignaram-se pois pensavam que a Santa tinha desaparecido por artes mágicas ou vontade própria. Mas não: a imagem tomou vida e veio de novo para o penedo onde antes a tinham encontrado. Ali permaneceu muito tempo não como imagem mas como “carne osso”. Como tinham de comer, foi fazendo com habilidade sobre-humana as três malgas que eram os seus únicos utensílios de cozinha. Um dia passou um Lapense e viu a Santa de novo transformada em imagem.
Correu para a Lapa a dar a novidade e a breve trecho lá estava ela na sua Capela no fundo do povo.”
Hoje Santa Catarina é a padroeira da Lapa do Lobo e no local também conhecido por santa, lá estão as três malgas muito redondinhas esculpidas na pedra. O seu interior é tão polido que nem musgos a cobrem e poderíamos, à falta de melhor, deitar nelas o caldo verde tão do gostos dos lapenses. Assim houvesse caldo que não ficava por comer.”
Fonte: Fernanda Fernandes
|
Para lá chegar terão de decifrar o enigma!!!
Aconselhamos a deixarem o cache-mobile no Park indicado e fazerem o percurso a pé, pois o ponto final dista só 1100 metros e assim poderão desfrutar de todos os pormenores e recantos, se quiserem arriscar o acesso tambem pode ser feito de cache-mobile mas com MUITO CUIDADO.

Levem com que escrever e não hesitem em deixar fotos e contar as vossas aventuras!!!
Boas Cachadas!!!
Mais uma cache By:


|
Additional Hints
(Decrypt)
Qvpn ab purpxre ...