Borbela é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Real, de perfil semi-urbano, com 11,94 km² de área e 2 557 habitantes (2001), situada na margem direita do Rio Corgo e na vertente nascente da Serra do Alvão. Das 30 freguesias do concelho, é a 14.ª em área, a 6.ª em população residente e a 8.ª em densidade populacional (214,1 hab/km²).
Inclui no seu território os seguintes lugares: Bairro da Carvalha, Bairro do NORAD, Borbela (sede), Borralha, Calçada, Courelas, Cravelas de Baixo, Cravelas de Cima, Ferreiros, Flores, Fraga de Almotolia, Outeiro, Prado, Queiró e Relva.
É uma das freguesias periurbanas de Vila Real, coexistindo zonas rurais com zonas indistintamente integradas no contínuo urbano da cidade (confronta com a freguesia urbana de Nossa Senhora da Conceição).
A CACHE:
Está localizada no largo do Somato, local onde podem observar uma estátua, a referência mais antiga a esta freguesia, que tem por padroeira Santa Maria Maior, está registada num documento depositado em Braga, datado do ano de 1086. Em 1154, D. Afonso Henriques doou-a ao Monge D. Meneses Peres. As inquisições de 1220, na Terra de Panóias e na Paróquia de Santa Maria de Borbela referem-se à localidade de Borbela, na série de reguengos dos prédios propriedade da coroa.