Skip to Content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
<

#51 Ecovia Tâmega - Amarante à vista

A cache by geo.CBT.smurfs Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/01/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





A Linha do Tâmega: a sua história


A linha do Tâmega foi uma ferrovia de via ou bitola estreita (1000mm) no norte de Portugal. Ligava a estação da Livração (linha do Douro) á estação do Arco de Baulhe, numa extensão total de 51,733km. Existiu o projecto que previa uma interligação em Cavez (Arco de baulhe) com a Linha do Corgo que por sua vez se interligaria com a linha que a ligaria a Fafe e posteriormente a Guimarães. Ambos os projectos abandonados. Embora se tenha ja ouvido intenções de fazer essa ligação agora a favor da ecovia: de ligar Amarante a Guimarães por ecovia, falta ligação Arco de Baulhe / Fafe.

Existem no seu percurso 8 pontes: Ovaia, São Lázaro, Santa Natália, ribeira de Fiães, Vitureiras, rio da Vila, Caniço, Carvalhas e Matama.

A linha tem 1 único túnel: o de Gatão, com o comprimento de 150 m.

Possui 19 Estações no seu percurso: Livração / Santo Isidoro / Valbom / Vila Caiz / Passinhos / Fregim-A / Fregim / Amarante / Gatão / Chapa / Codeçoso / Lourido / Celorico de Basto / Britêlo / Mondim de Basto / Padredo / Canêdo / Vila Nune / Arco de Baulhe.

O comboio demorou em chegar ao Arco de Baulhe 40 anos. Esta foi a cronologia e os kilometros dessa odisseia:

Livração – Amarante 012,770 km  21 de Março de 1909
Amarante - Chapa 008,430 km  22 de Novembro de 1926
Chapa - Celorico de Basto 013,370 km  20 de Março de 1932
Celorico de Basto -Arco de Baulhe 017,160 km  15 de Janeiro de1949

O troço Amarante / Arco de Baulhe foi encerrado definitivamente a 1 de Janeiro de 1990 por alegada "diminuta utilização" e o troço Amarante / Livração mantem o edital nas suas portas (fechadas definitivamente em 2008) para "obras de melhoramento". Contas feitas esteve quase tanto tempo para ser construida (40 anos) como para ser usada (41 anos).

FONTE parcial: Wikipedia


A Linha do Tâmega: a sua transformação em Ecovia

A data desta cache (Setembro/2011) ainda não está totalmente circulavel, nem há previsão para que esteja tão cedo. As perspectivas apontam para finais de 2011.

Quando estiver pronta, prevê-se que venha a ligar Amarante ao Arco de Baúlhe pela antiga linha ferroviária, apelidada de linha do Tâmega, com uma extensão total estimada de aproximadamente 39km.

Neste momento o unico troço da ecovia em funcionamento é o de Amarante/Chapa aberto ao público em 2010 mas apenas inaugurado a 30 de Abril de 2011, numa extensão de 9,418mts.

Entre Lourido e Celorico de Basto existe um troço ja circulavel mas em tout-venant (terra batida). Não existe ligação circulavel entre Chapa e Lourido. Segundo conseguimos apurar, estão á espera da construção da barragem de Fridão para verificar as cotas de subida de água.

Entre Mondim de Basto (estação) e Arco de Baúlhe existe outro troço já circulavel mas em tout-venant (terra batida).

Resta-nos aguardar.

A Cache:
Os habituais items. Pelo sim pelo não, levem com que escrever.

Nota final:
Como o próprio nome indica esta PWT é uma ECOVIA. Algumas caches podem fazer-se estacionando por perto, mas algumas delas vão requerer trabalho de casa relativamente a waypoints. Não se esqueçam: a melhor forma de lá chegar é caminhando  de bikla
de patins ou correndo ou de qualquer outra forma não motorizada.


"ESTA CACHE DEU-NOS GOZO, MAS TAMBÉM ALGUM TRABALHO A CRIAR.
AO LOGAR BRINDEM-NOS COM ALGO MAIS QUE UM SIMPLES: TFTC
OBRIGADO!"

 


One of many by:

ENJOY IT!

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

315 Logged Visits

Found it 296     Didn't find it 5     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 6     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 25 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.