
Azenha do Marmelo
A Ribeira da Cabrieira é, provavelmente, a Ribeira mais bonita do concelho de Ferreira do Zêzere, graças à paisagem extraordinariamente bonita onde se insere. Numa grande parte do seu decurso, esta Ribeira faz a divisória das freguesias de Águas Belas e Ferreira do Zêzere.

Ao longo do trajecto da Ribeira, e aproveitando a força das águas da mesma, foram construídas várias Azenhas e Lagares, dos quais já pouco resta, a não ser algumas paredes e vários montes de pedras, envolvidos por mato e silvas…

A Azenha do Marmelo (assim denominada devido ao apelido do seu dono) situa-se entre a abandonada aldeia de Lagar do Lombo e Cabrieira, sendo mais uma das que se dedicava à moagem de diferentes matérias para a obtenção de farinha. Da Azenha já pouco resta, mas ainda é possível ver-se um pouco daquilo que foi e da forma como trabalhou até finais dos anos setenta, do século passado.

Para além do que ainda é possível ver da Azenha, esta cache vale também pelo percurso que é feito entre a zona de Parking aqui aconselhada e o local da cache. Trata-se de um percurso realmente bonito e que deve ser feito a pé (aproximadamente 200 metros) para que se aprecie a beleza da paisagem envolvente.

A CACHE:
Não vai ser difícil encontrá-la, apesar de o sinal GPS no local não ser o melhor. Trata-se de uma cache de tamanho médio, com logbook, lápis e afiadeira, e onde poderá fazer troca de pequenas lembranças.
Na época das chuvas esta cache poderá tornar-se mais difícil de alcançar, tudo dependendo do caudal da Ribeira e do percurso da mesma, que nem sempre é igual…
Acredito bem que esta cache seja do seu agrado! =)

Free counters

Free counters