Sede de Concelho, Almeirim é uma cidade Ribatejana com uma história rica e município de grande herança agrícola.
A ocupação humana nesta região remonta a épocas bem remotas, existindo diversos vestígios de ocupação pré-histórica, para o que muito auxiliou para á fixação de populações a riqueza consagrada pelo Rio Tejo.
Almeirim foi outrora um dos locais preferidos pelos reis da dinastia de Avis, devido à abundância de caça. Hoje em dia restam as muitas casas senhoriais e pequenos palacetes, testemunhos patrimoniais da riqueza de outros tempos.
De facto, Almeirim oferece uma riqueza patrimonial bem interessante, como é o caso da Igreja Paroquial de S. João Baptista, dos Palácios da Quinta da Alorna e do Casal Branco (famoso por ter sido palco de divertimentos tauromáquicos do Rei D. Miguel), da Quinta de Santa Marta, ou Pórtico de Paço dos Negros, na Raposa, onde se encontra o que restou do Paço refeito por D. Manuel I, no século XVI. Uma visita a Almeirim prima igualmente por um passeio nos seus parques e jardins, como o agradável Jardim da República, e , claro, a Praça de Toiros, registo tão importante e tradicional do Ribatejo.
Mas falar de Almeirim é referir a sua gastronomia e a incontornável Sopa da Pedra, nome que deriva de uma famosa lenda. Diz-se então que um monge pediu a um avarento agricultor algo com que pudesse fazer uma sopa.
Não tendo obtido uma resposta afirmativa, o frade afirmou que apenas lhe bastaria uma panela para ferver água para conseguir fazer um iguaria sem igual. Colocou na panela uma pedra, e ao provar a “sopa” sorriu.
Tal gesto deixou o agricultor desconfiado, e ao querer prová-la foi advertido que ficaria muito melhor se tivesse um pouco de chouriço ou toucinho. A lista foi aumentando aos poucos, e calmamente o frade foi pedindo outros ingredientes, como couves, batatas, feijão, cenoura… Ficou uma excelente sopa, o repasto foi feito em conjunto e, ao partir, o monge levou a sua pedra, para estar pronta para a próxima sopa.
Mas em Almeirim também os vinhos são de qualidade, sendo uma região tambem famosa pela produção de enchidos e melão. Essencialmente agrícola, Alpiarça é uma região vinhateira por excelência.
|