Skip to content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
<

Quinta de Nossa Senhora da Conceição - Barcarena

A cache by MarSant Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/28/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Quinta de Nossa Senhora da Conceição

A Quinta Nossa Sra. Da Conceição foi mandada construir no século XVII, pelos Sinel de Cordes (cavaleiros flamengos chamados a Portugal por Filipe II para recolherem impostos). O edifício tem uma austeridade medieval. O portal maneirista da entrada é encimado por um brasão de pedra da família Cordes (dois leões adossados). O interior deste “solar” é ornamentado com belos e raros painéis de azulejo do século XVII. A capela, dedicada a S. João Baptista, tem um altar com embutidos de mármore florentino policromo, obra do Arqº. João Antunes. As paredes são revestidas a azulejos assinados por Gabriel del Barco e datados de 1697.

Capela da Quinta de Nossa Senhora da Conceição

Situada junto à Ribeira de Barcarena, a Capela de Nossa Senhora da Conceição é parte integrante da Quinta com o mesmo nome, que foi outrora mandada edificar pelos Sinel de Cordes ( cavaleiros flamengos , que vieram para Portugal no reinado de Filipe II, no início do século XVII, como controladores do fisco real), e cujo brasão pode ainda ser observado no portão maneirista da Quinta. O edifício reflecte uma austeridade de cariz medieval, embora com forte sentido decorativo, através dos painéis de azulejos do século XVII, e de curiosos fontanários. Podemos datar a sua edificação dos final do século XVII, embora ao longo dos séculos o edifício tenha sofrido grandes alterações.
A Capela, dedicada a S. João Baptista, revela um interior de grande linguagem plástica, o desenho do retábulo de embutidos é atribuído ao arquitecto régio João Antunes, e o conjunto de azulejos que revestem a zona inferior das paredes da capela encontra-se assinado por Gabriel del Barco, o pintor de azulejos de origem espanhola, que trabalhou em Portugal nos finais do século XVII.

A propriedade foi adquirida pela Câmara Municipal de Oeiras em 2006.

Classificação Imóvel de Interesse Público, Decreto 28/82 de 26/02/1982.

Em 1963, Maria de Cabelo descreve a capela da seguinte maneira:
"... esta capela de S. João Baptista, foi mandada vir da Itália pela família Cordes, para o seu solar de Barcarena...
O nome desta capela deve provir do facto do fundador da casa se chamar João Baptista de Cordes, o primeiro que veio para Portugal (...). Seu altar inteiramente em mármore italiano, com embutidos em castanho, vermelho, amarelo, branco e preto, representando flores, folhas, pássaros, vasos e variadíssimos motivos decorativos(...).
Compõe-se de três nichos inteiramente em mármore. No do centro o maior, está uma linda Nossa Senhora da Conceição, em talha doirada, e, nos laterais, estão, à direita, S. João Baptista, e, à esquerda, Santo António(...).
A capela tem, de cada lado um quadro em azulejo, azul e branco, representando dois passos da vida de S. João Baptista, um representa o santo baptizando Jesus, e outro pregando a doutrina de Cristo. Qualquer dos quadros tem um lindo friso em redor. Em rodapé, também em azulejo, encontram-se episódios da vida do santo em menino. Sobre o altar há três sacras pequenas, quatro relicários, além de outras preciosas Figurinhas de santos, entremeados com castiçais de prata.
Na sacristia havia um presépio que pela perfeição das figuras era atribuído a Machado de Castro".

Hoje em dia, desde Maio de 2011, este espaço faz parte integrante das instalações da Oeiras International School.

CACHE:

Trata-se de um container small com logbook material de escrita e algumas prendas. Está alojado ao lado da Quinta, no acesso a uma outra Quinta. 
Por razões diversas, optou-se por este local para tentar com que a cache não desapareça facilmente. Cuidado com os mugles, trata-se de uma zona pouco movimentada, em que qualquer movimentação estranha é logo notada. 
O local é bastante interessante, mas actualmente as instalações estão a ser utilizadas por uma instituição particular, impossibilitando uma visita ao interior. Mesmo assim, aconcelha-se um passeio pelas imediações da Quinta, é muito interessante 

Cuidado - Em tempos de chuva é possivel que o acesso ao container fique condicionado pelas águas e correntes da Ribeira de Barcarena. Não vale a pena arriscar ... Trata-se apenas de um Jogo / Passatempo ...



Translation

free counters

Additional Hints (Decrypt)

Áeiber cbe onvkb qn cbagr. Phvqnqb pbz nf fvyinf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.