Skip to content

Castelo de Moncorvo Traditional Geocache

This cache has been archived.

jflmatos: Outra cache vai substituir esta... Castelo de Moncorvo - Porta da Vila

More
Hidden : 01/04/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Castelo de Moncorvo

O castelo medieval


A povoação foi criada como uma vila nova em 1285, no âmbito da ação povoadora empreendida por D. Dinis (1279-1325), processo que fora iniciado desde D. Afonso III (1248-1279). Herdando o termo até então vinculado à cabeça de terra de Santa Cruz de Vilariça, era instituída como sede administrativa e militar. Datará deste período a construção de seu castelo, citado pelo próprio soberano já em 1295.


Sob o reinado de D. Afonso IV (1325-1357), um contrato entre a Câmara e dois pedreiros para a construção de uma barbacã (1337), permite-nos identificar a construção desta estrutura defensiva exterior. Mais tarde, ainda nesse século, sob Fernando de Portugal (1367-1383), iniciou-se a ereção de oito torreões de planta quadrangular (1376).


Do século XVI aos nossos dias


Uma informação de 1530, dá conta de que a cerca da vila estava derribada, o que levaria à execução de trabalhos de reparo no final desse século, insuficientes, entretanto, para deter o processo de decadência do conjunto nos séculos seguintes.


Dessa forma, em 1721 outra informação dá conta de algumas portas e trechos da cerca foram demolidas.


Ao se atingir o século XIX, a Câmara Municipal já considerava o castelo irrecuperável. Por se localizar entre a vila velha e a vila nova, com acesso possível apenas por uma artéria estreita e íngreme, a municipalidade projectou a sua demolição (1842). Com a aprovação do projeto, toda a zona foi rebaixada, erguendo-se novos edifícios públicos. A construção de um quartel, embora projetado, entretanto, jamais saiu do papel.


Os remanescentes do conjunto, alguns troços de muralha na altura da Praça da República e adjacências, encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 20 de Outubro de 1955.


Características


Localizado em posição dominante a Oeste da vila medieval, o castelo apresentava planta quadrangular irregular, em aparelho de granito. A sua praça de armas estava livre de quaisquer edificações. Um desenho datado de 1815 permite reconhecer que o castelo apresentava duas torres, uma voltada para o interior e outra para o exterior, sendo que uma porta em arco abatido, a Leste, permitia o acesso ao recinto.


A vila era envolvida por uma cerca de planta ovalada, em estilo gótico, em pedra de xisto, onde se rasgavam três portas:


·         Porta de São Bartolomeu, a Norte, flanqueada por duas torres de planta circular;


·         Porta de Nossa Senhora dos Remédios (Porta da Vila), flanqueada por duas torres de planta circular;


·         Porta do Castelo, a Sul, defendida pelo castelo em si.


A Cache:


È Magnética, e com a ajuda do spoiler não é difícil encontra-la.


Quanto às fotos, como estava nevoeiro não têm a melhor qualidade. Levem máquina para registar o momento e exponham-nas no Log.


Desfrutem desta Vila perdida no interior de Portugal, mas cheia de História e paisagens magníficas para dar a conhecer. Boas Cachadas.


Additional Hints (No hints available.)