Aldeia do Bispo
Aldeia raiana, predominantemente agrícola, com grande saldo migratório, principalmente para França. As zonas do Porto e de Lisboa albergam também grande número de naturais e descendentes da terra. No fim de 1997, tinha 324 eleitores inscritos, a maioria dos quais acima de 50 anos. Os seus naturais eram conhecidos por "labregos" e "lagarteiros". Nota-se neste momento, por parte dos naturais, principalmente dos que têm a sua vida profissional fora da aldeia, uma vontade de recuperar as casas, mantendo, dentro do possível, a traça antiga das mesmas, ou seja, a parede de granito com a pedra à vista. O objetivo destas casas é, para já, a fuga da cidade nos fins-de-semana e parte das férias.
Situa-se no extremo leste do Concelho de Sabugal, a 30 Km desta vila. Rodeada pelas aldeias de Fóios, Aldeia Velha, Lageosa e Navas Frias, esta última já na Espanha e a cerca de 4 Km (2Km da fronteira). Dista cerca de 38 Km da fronteira de Vilar Formoso. É uma zona de microclima, onde se sentem invernos e verões rigorosos. Por isso mesmo os nevões de Aldeia do Bispo são muito maiores que os das povoações vizinhas, a caminho do Sabugal.
Festas e tradições - Nª. Sr.ª dos Milagres, no 2º Domingo de Agosto e a Tradicional Capeia Raiana, logo no dia a seguir. De salientar o famoso encerro dos touros, a cavalo, que reúne milhares de pessoas e também a arte de pegar ao forcão. O Madeiro (grande fogueira no Largo do Enxido), na noite de Natal, que é da responsabilidade dos mordomos da capeia. A Festa de Santo Antão, no dia 17 de Janeiro, com a particularidade de a procissão ser feita também com animais, dos quais o Santo é protetor. A Capeia do Carnaval, de tradição recente e realizada, por vezes, nas condições mais adversas, continua a manter-se. O corte do forcão, que se faz atualmente no Domingo de Páscoa. O Pinho de S. João (antigamente conhecido por "Carvalho de S. João"), no dia 23 de Junho. Este pinho, espetado no Largo do Enxido, é coberto de rosmaninho e enfeitado de maneiras diversas, à base de papel colorido, colocando-se no topo uma boneca com uma bomba de foguete. Cerca da meia-noite, pega-se-lhe o fogo e arde toda a lenha e os enfeites, assim como rebentará a boneca quando as chamas a atingirem, restando apenas o negro pau de pinho. Muitas outras festas e tradições havia, mas desapareceram ou já não têm significado.
Locais de interesse - Na aldeia, existem duas igrejas: a igreja matriz de S. Miguel Arcanjo e a igreja de Santo Antão. Há um campanário, uma fonte de mergulho fechada, um jardim algo deteriorado, alguns chafarizes e também bonitas casas em granito. O Centro Social Nª Sr.ª dos Milagres (fundado pelo Dr. João António Nabais), inclui o Lar de Stº Antão, um pavilhão de festas, um polidesportivo e piscinas. Existem sepulturas antigas, em vários locais fora da povoação, "barrocos" (rochas enormes de granito com várias toneladas) em posições curiosas e belas paisagens, a partir dos pontos mais altos dos arredores.
A CACHE
Está é uma cache das série Alfabeto com as Freguesias do Concelho do Sabugal, que irei publicar para que assim fiquem a conhecer um pouco melhor as povoações do concelho e quem sabe conviver um pouco com as suas gentes.
Ter em conta que em cada uma delas irá aparecer um algarismo no interior da cache que vos permitirá chegar a uma bónus cache no final da série.
Para encontrarem a coordenada final desta cache terão que percorrer algumas ruas desta aldeia e apontar o que vos é solicitado.
1 - Depois de estacionarem no ponto sugerido procurem a data na estatua do Santo Antão, o terceiro (3) numero da data da estatua será o valor “A” e o primeiro (1) o valor "B".
2 - Dirija-se agora até junto do campanário e da igreja na porta de entrada existe uma numeração romana o ultimo numero dessa data será o valor "C"
3 - Dirija-se agora até junto do novo chafariz em cantaria, na esquina da residência existe uma placa com o nome de um grande homem desta terra, que foi presidente da junta de freguesia, e que dá nome a rua, existe duas datas que determinam o inicio e o fim da presidência, na data do inicio o terceiro (3) corresponde ao valor "D" e o quarto (4) ao valor "E", na data que determina o termo de mandato o quarto (4) numero corresponde ao valor "F".
Agora na posse de todos os elementos necessários volte ao local que sugerimos para o estacionamento e proceda ao seu cálculo.
FÓRMULA PARA A CACHE FINAL:
Verificação: (A+B+C+D+E+F) = 20
COORDENADA FINAL:
N 40º 19. C B E
W 006º 51. A D F
Espero que gostem do passeio e que deixem aqui as vossas aventuras por esta Aldeia.
SEJAM DISCRETOS NA PROCURA DA CACHE
