A Ermida

A velha Ermida de pequeno porte serve unicamente para o culto, na romaria do mesmo nome, que ali se realiza quinze dias após a Páscoa.
Encontra-se virada a Sul. O edifício é de uma só planta quadrangular de nave única com um pequeno átrio de acesso, está completamente caiada de branco apresentando um altar-mor saliente e uma sacristia lateral.
A cúpula da nave é composta por caixotões emoldurados separados por régua e elementos piramidais em argamassa. Os fundos apresentam um programa decorativo de circunferências vermelhas e pretas. Numa das molduras dos caixotões foi identificada a data de 1577, remetendo assim este revestimento original para o Século XVI.
Na sanca da cúpula lê-se uma frase bíblica incompleta; “TODOS QVE AMDAIS TRABALHADOS DE CVLPAS E DE PECADOS PEDIA O SALVADOR DO MVNDO QVE VOS”… “SENHOR DEOSENAMINA IV”. Perderam-se duas palavras nesta referência ao Salvador do Mundo.
De um elevado valor decorativo destaca-se a pintura executada a seco, mas com incisões das linhas mestras a fresco, da mesa e altar-mor. Esta pintura insere-se no estilo decorativo do Século XVII. .
Descrição da Cache:
Um frasco regular envolto num saco de plástico preto.
Conteúdo da Cache à data da criação :
-
1 Logbook, 1 Lápis, 1 Afiadeira, 2 Avisos Geocaching (Português e Inglês), 1 Saco Plástico;
-
1 Concha, 1 Disco para Jogar, 1 Saco com Pulseiras, 1 Íman de Frigorífico.