A actual Freguesia do Sobralinho pertence ao Concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa. Situada nas encostas da serra de Albufeira, está limitada a norte pelas Freguesias de Alhandra e S. João dos Montes; a sul pela Freguesia de Alverca do Ribatejo; a nascente pelo rio Tejo e a poente pela Freguesia de Alverca.
Os cristãos mantiveram-se nesta zona desde o seu repovoamento, a partir da tomada de Lisboa em 1147, por D. Afonso Henriques
Outrora conhecida pelo topónimo de “Soveral” e mais tarde ”Sobral” ou mais concretamente ”Lugar do Sobral”, esta localidade situava-se nas proximidades do Mosteiro dos Frades Antoninos, fundado em 1590 por D. Francisco de Sousa, na então denominada Quinta da Capacharica.
Constituiu-se como a Freguesia do Espírito Santo do Sobral, com a construção da sua Igreja Paroquial, provavelmente no princípio do séc. XVIII, tornando-se assim a segunda Freguesia do Concelho de Alverca – antiga vila da estremadura, da Comarca de Vila Franca de Xira.
Após as terceiras Invasões Francesas, o Duque da Terceira que tinha a sua residência de campo no Solar do Sobralinho, mandou demolir o Convento e a Igreja, no ano de 1835, pensa-se que para outros projectos de edificações no local. Nesta altura, já tinha sido suprimida a Ordem dos Franciscanos do Sobralinho, consequência do Decreto de 28 de Março de 1834, segundo o qual a Coroa determinou a supressão das ordens religiosas no país. Com a Igreja Paroquial em ruínas, deixa de haver sede da Paróquia e, por sua vez, Presidente da Junta da Paróquia, que era o Padre.
A extinção da Freguesia do Espírito Santo do Sobral aparece confirmada em 1836, pela Lei da Reforma Administrativa.
O topónimo Sobral é adulterado para Sobralinho e parte do espaço da actual Freguesia passa por adoptar os dois topónimos de Sobralinho e Aldeia do Sobralinho, por forma de se distinguir do outro existente, quando integrada na Freguesia de S. Pedro de Alverca.
Novamente integrada na Freguesia de S. Pedro de Alverca e no respectivo Concelho, esta localidade passa por extinção deste (em 1853), a fazer parte do Concelho de Vila Franca de Xira, a partir de 24 de Outubro de 1855.
Após a Implantação da República de 1910, a Freguesia de Alhandra efectua diligências tendo em vista o seu alargamento territorial. Os povos do Sobralinho e da Aldeia do Sobralinho, apoiados por esta freguesia, também desenvolvem esforços para passarem a fazer parte desta, pelo facto de, por razões geográficas, históricas, comerciais, industriais, de comunicação e prática religiosa se identificarem mais com a mesma.
Embora Alhandra tivesse conseguido concretizar, em dois momentos concretos, o seu alargamento territorial ( 0 1º em 11 de Julho de 1922 e o 2º em 14 de Outubro de 1938), o Sobralinho e a Aldeia não conseguem a sua integração à Freguesia de Alhandra, devido ao poder da sua Freguesia-mãe de Alverca. Pelo Decreto 12161, o Lugar do Sobralinho passou a pertencer à Freguesia de Alverca do Ribatejo, a partir de 21 de agosto de 1926.
Em 11 de julho de 1985, o Sobralinho e a Aldeia, já unidos a nível espacial, congregam esforços ideológicos que levam esta localidade, apenas sob o topónimo de Sobralinho, a constituir-se como uma outra Freguesia do Concelho de Vila Franca de Xira, legalizada pela Lei nº119/85 de 4 de Outubro de 1985.
Fonte: Paróquia do Sobralinho
A cache:
É um container micro - como não participo no concurso de containers é isto que escondo. Contém apenas logbook e stashnote. Não contém material de escrita. Se entenderem que o desafio não é suficiente, se gostarem de containers mágicos e elaborados, então esta cache não é para vós.
O local é muito movimentado, tenham atenção aos muggles e às janelas - sejam discretos.
Boa caçada e divirtam-se.
|