Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Escalhão Religiosa

A cache by Spellcaster and Poupo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/20/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Escalhão Religiosa

O termo ' Escalhão ', derivaria do vocábulo ' Secalhão ', por  se tratar de uma região árida.
Uma outra versão diz que  ' Escalhão ' provém do latim ' Scalanis ' ou ' Scalarius ', classificando os montes rochosos que se escalonavam.

    Com uma àrea de : 7843 /hectares, e uma população residente, cerca de : 1100 /habitantes, é a maior das freguesias do Conçelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

   A freguesia de Escalhão tem por limite a Norte: o rio Douro e Barca D'Alva, a Nascente : o rio Águeda e a freguesia de Mata de Lobos: a Sul da mesma freguesia a fronteira de Vilar Formoso uma das principais fronteiras com a Espanha. A Poente a aldeia de Vilar de Amargo e a ribeira de Aguiar.
As principais vias de acesso que servem Escalhão são a E. N. 221 e a E. M. 604.

   Rumo a Norte, à beira da estrada nacional, podemos contemplar do miradouro: ' Alto da Sapinha ' as amendoeiras en flor que deixam um imenso manto branco sobre o vale do Douro.
Entre outras, encontra-se também uma bonita fonte ' chafariz ' construída em 1797 e a qual abasteceu em água, à povoação da Escalhão.

   Do seu passado remoto pouco se conhece, sabendo-se apenas que autrora terá ixistido un castro lusitano-romano e vestígios de uma fortificação medieval, que poderá ter sido construída sobre o mesmo em 1310, por ordem de Dom Dinis.
 
   Um dos pontos de referência obrigatória, a Igreja Matriz, dedicada a nossa Senhora dos Anjos, padroeira da freguesia, apresenta uma arquitectura de estilo manuelino.
   Construção do XVI, se supõe serem restos da fortaleza medieval. No seu interior possui elevada riqueza artística, sendo de destacar o valoroso trabalho de talha dourada e os frescos  pintados no tecto de estilo maneirista do século XVII. Outro sinal característico deste Monumento Nacional, são as marcas de balas de canhão que se podem notar em várias pedras dos altos muros, resultantes dos bombardeamentos  de 1642 no âmbito da guerra da restauração, pelas tropas espanholas.

   Em 17 de Outubro desse ano, Portugal foi invadido por um exercito espanhol comandado pelo renegado português João Soares De Alcarcão, com 4500 soldados e 400 cavaleiros. As povoações por onde passavam eram mergulhadas no sofrimento, destrução e ruína. Chegaram a Escalhão encontram uma resistência, com a qual não contavam. Ruas barricadas, 30 soldados, sob o commando do alferes João Rodrigues e 150 Escalhonenses, chefiados por Paulo Freire, reconhecendo que não podiam defender as trincheiras devido ao elevado número inimigo, refugiaram-se na Igreja, preparando-se para enfrentar o invasor. Os Escalhonenses defenderam-se heroicamente contra as balas de canhão que tinham por principal alvo a Igreja.

   Conta a tradição que um homem de nome de Janeirinho, matou o capitão dos castelhanos na entrada da porta falsa da Igreja. O capitão de Zamora investiu  a porta gritando: ' Viva o capitão Zamora '. De dentro respondeu-lhe o Janeirinho: ' Viva o Janeiro com a sua porra,' ao mesmo tempo, enfiava o badalo do sino na cabeça do capitão. As tropas inimigas, já bastante enfraquecidas e surpreendidas pela resistência dos Escalhonenses, entraram em pânico ao verem um dos seus chefes morto. Aproveitando este momento de hesitação os Portuguêses saíram do templo e investiram contra os espanhóis que começaram a recuar abandonando as suas posições e material. Num local denominado: ' A Veiga dos Mortos '  o inimigo parou e, reorganizando-se, tentou tomar a ofensiva, mas de nada value o seu esforço. Os Escalhonenses apontaram sobre eles as peças de artilharia que lhes haviam tomado, causando-lhes grande número de mortos.

   A Igreja Matriz foi classificada de intresse público em Setembro de 1978

Honra a Escalhão - A 20 de Outubro de 1650, Escalhão foi agradecido a título de Honra, por D. João IV, em reconhecimento du Heroísmo dos seus Habitantes

Esta multi-cache serve para dar a conhecer o patrimonio religioso da minha terra.

As caches são todas micro a excepção da ultima que é small e contem log-book, cache note e alguns objectos para troca. Levem com que escrever

Boa Sorte!

Additional Hints (Decrypt)

1 - fragn-gr n rfcren qb nhgbpneeb r cebphen...
2 - crdhrab ohenpb gncnqn cbe hzn crqen...
3 - znvf nygn dhr gh...
4 - nb ynqb qvervgb qr hzn tenaqr rz onvkb gncnqn cbe crdhranf...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.