⚙️ Moinho de Maré

Em plena Ria Formosa, entre as salinas de Tavira, encontra-se um antigo Moinho de Maré, testemunho do engenho humano em harmonia com a natureza. Este moinho aproveitava a força das águas que subiam pela Ribeira do Almargem, utilizando-as para movimentar a sua maquinaria e moer cereais.
Apesar de atualmente se encontrar em ruínas e em avançado estado de degradação, ainda é possível perceber a estrutura original e imaginar o seu funcionamento. Um local com história, enquadrado por uma paisagem natural deslumbrante.
🌿 Um refúgio natural
Nesta zona é possível observar a fauna e flora características da Ria Formosa, com destaque para as salinas e a produção de sal artesanal. A avifauna é especialmente rica e diversificada — é frequente avistar aves residentes, bem como espécies migratórias, como os flamingos, que por vezes brindam os visitantes com a sua presença elegante.

📍 A cache
O local onde a cache está escondida só é acessível a pé ou de bicicleta. Poderão ver viaturas nas imediações, mas pertencem aos trabalhadores das salinas.
🚫 Não levem o vosso veículo motorizado até à cache.
Se desejarem aproximar-se de carro, utilizem o estacionamento recomendado e façam o restante percurso a pé.
Lembrem-se de que estão num parque natural protegido. Respeitem o ambiente, não perturbem a fauna e flora, e deixem tudo como encontraram — ou ainda melhor. Sejam cuidadosos, discretos e aproveitem a tranquilidade do local.
Boa aventura e boas cachadas!